quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dalva Berto alerta sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de mama



A presidente da Câmara de Valinhos, vereadora Dalva Berto (PSDB), uma das mais atuantes na região de Campinas na luta pelos direitos das mulheres, alertou, nesta semana, sobre a importância decisiva dos exames preventivos para evitar o câncer de mama. Dalva participou, no último sábado, de uma caminhada pelas ruas de Valinhos promovida pelo Grupo Rosa e Amor.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, mais de 11 mil mortes por ano, causadas pelo câncer de mama, são registradas no país. “A prevenção é o melhor caminho nesta luta. Nosso objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância destes exames preventivos. Aderimos à campanha do Outubro Rosa porque, também, é uma forma de demonstrarmos nosso empenho nesta campanha, destacando a importância da realização dos exames de mamografia. Pesquisas apontam que a detecção precoce pode, sim, reduzir a mortalidade”, revela Dalva.

Além da caminhada, Dalva também participou de diversas atividades promovidas ao lado da nova sede do Grupo Rosa e Amor, que está sendo construída na Av. Joaquim Alves Correa, 3588 ao lado do novo prédio em construção da Câmara Municipal. Dalva fez questão de parabenizar a atitude da Dra. Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor, pelos trabalhos realizados em Valinhos.

O câncer de mama é o mais temido pelo público feminino e representa uma das principais causas de morte em mulheres. Uma das metas do Ministério da Saúde é o aumento da oferta de mamografia pelo SUS – Sistema Único de Saúde, que aumentou 118% entre 2000 e 2007 – de 1,3 milhão para 2,9 milhões.

“Precisamos lutar ainda mais para que os exames de mamografia possam ser oferecidos em maior quantidade à população. Os mutirões têm papel importantíssimo neste processo. Como presidente da Câmara, vou solicitar ao Ministério da Saúde que aumente a oferta de exames em Valinhos, para que nossas mulheres possam ter, cada vez mais, acesso a esta que é uma das principais ferramentas de prevenção”, complementa Dalva.

Dalva recebe carta de agradecimento de Alckmin




Encontro entre as lideranças políticas de Valinhos e o vice-governador eleito Guilherme Afif Domingos na tarde da última quarta-feira, dia 20, selaram o compromisso de total apoio à candidatura de José Serra neste segundo turno.

Estiveram presentes ao encontro a presidente da Câmara Dalva Berto, o vereador Clayton Machado; a deputada Estadual Célia Leão; o deputado Federal Guilherme Campos (DEM); o vereador Egivan Lobo Corrêa (DEM); o vice-prefeito, engenheiro Moysés Antonio Moysés (PMDB); o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e a primeira-dama Adriana Di Nardo Silva.

Guilherme Afif Domingos agradeceu aos integrantes das lideranças políticas os votos obtidos por ele e Geraldo Alckmin na cidade. Para ele, é de suma importância o engajamento das lideranças locais nas eleições deste segundo turno. "Temos condições de tirar a diferença entre Serra e Dilma em São Paulo", afirmou. A chamada "onda azul" pela eleição de Serra é capitaneada pelo governador eleito Geraldo Alckmin e conta ainda com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o secretário estadual de Educação Paulo Renato (PSDB), o senador eleito Aloysio Nunes (PSDB) e o coordenador tucano Sidney Beraldo (PSDB).

No primeiro turno em Valinhos José Serra obteve 45,5% dos votos válidos para a eleição de presidente, ou seja, 26.757 votos enquanto Dilma Rousseff apenas 29,73%, ou 17.485 votos.

Para Dalva Berto é de fundamental importância o envolvimento de todas as lideranças nesta reta final. “Pessoalmente estou empenhada neste trabalho e convoco nossas lideranças a trabalharem nesta eleição pelo candidato Serra. Já elegemos o governador Alckmin e temos papel fundamental na eleição do novo presidente”, afirma.

Dalva recebeu das mãos do vice-governador Guilherme Afif Domingos uma carta assinada pelo governador eleito Geraldo Alckmin e pelo senador eleito Aloysio Nunes, onde agradecem a votação obtida em Valinhos e pedem apoio para José Serra.



Em relação ao governador eleito, Dalva afirma que sempre tiveram um bom relacionamento e Alckmin sempre a recebeu e atendeu as reivindicações que vieram beneficiar Valinhos. “Sabemos que já podemos contar com dois importantes aliados. O primeiro o governador Alckmin que sempre teve um apreço especial por Valinhos e segundo Senador Aloysio Nunes. Além deles, não podemos esquecer de nossos deputados”, finalizou.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dalva apresenta moção para aprovação da PEC da aposentaria de mulheres policiais

Na última sessão da Câmara, realizada dia 17, os vereadores aprovaram uma moção de apelo, de autoria da presidente Dalva Berto (PSDB), que solicita a Assembléia Legislativa do Estado, através de suas lideranças, para que apóiem a Proposta de Emenda à Constituição do Estado – PEC 03/2009, que trata dos novos critérios que deverão nortear a legislação infraconstitucional e disciplinar a aposentadoria das policiais militares do quadro feminino, passando dos atuais 30 para 25 anos de efetivo serviço.

“Trata-se de uma reivindicação das mais justas, tendo em vista as mulheres que integram os quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além das atividades de grande stress do dia-a-dia, sistema de plantão, inclusive noturno, cumprem uma segunda e terceira jornada como esposa, mãe e atividades junto ao lar”, justificou a vereadora.

No documento, a vereadora também cita que segundo o deputado, autor da propositura, o decreto-lei 260/70 não faz distinção entre homens e mulheres quanto aos requisitos para a inatividade, entretanto, a Constituição Federal de 1988 reduz em cinco anos o tempo de contribuição para as mulheres.

A PEC 3/2009 encontra-se pronta para ser votada em plenário pelos deputados, razão pela qual Dalva elaborou a moção para que a matéria seja incluída na pauta.

Dalva Berto participa daCampanha de Vacinação e propõe atendimento especial às gestantes valinhenses



No último sábado, 14, a presidente da Câmara de Valinhos, vereadora Dalva Berto (PSDB), participou da 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, em Valinhos. A presidente aproveitou a importância da Campanha para reforçar a proposta que tem de criar uma central de atendimento às gestantes, na Rede Municipal de Saúde, de modo a orientar sobre a importância das vacinações obrigatórias, além da necessidade de continuidade de acompanhamento dos recém nascidos com os pediatras da Rede Municipal de Saúde.

“Além de termos espaços adequados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, precisamos incentivar e orientar, de modo adequado, às gestantes para que, assim que seus filhos nasçam, saibam da importância do acompanhamento de um pediatra, além das vacinações obrigatórias”, afirma Dalva Berto.

Esta Central estará incorporada ao Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido, também de autoria da presidente Dalva Berto, que tem os seguintes objetivos: assegurar à mulher e ao recém-nascido a assistência integral à saúde, incluindo pré-natal, parto e pós-parto; facilitar e promover o acesso à rede pública de saúde da gestante e recém-nascido; e prevenção de doenças durante a gravidez até o primeiro ano de vida da criança, visando a diminuição dos índices de mortalidade materna e infantil.

A presidente Dalva Berto irá solicitar, nos próximos dias, uma reunião com a secretaria da Saúde para discutir essa proposta, bem como acompanhar as demais ações realizadas no município para os cuidados com as gestantes, os grupos de amamentação e as crianças.

“Como única mulher presidente de Câmara Municipal na região de Campinas, tenho a obrigação de promover discussões e debates sobre as reais necessidades que envolvem as mulheres, principalmente as mães jovens e seus recém nascidos”, complementa Dalva Berto.

Como a meta de vacinação, estipulada pelo Ministério da Saúde, não foi atingida, a presidente da Câmara Dalva Berto solicita aos pais, que não levaram seus filhos no último sábado às Unidades Básicas de Saúde, que façam o mais rápido possível, para evitar casos de paralisia infantil.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Câmara empossa vereadores da Melhor Idade



Na noite do dia 5, a Câmara de Valinhos deu posse aos integrantes de Câmara da Melhor Idade, projeto que funcionará como uma espécie de legislativo voltado aos idosos com a participação dos vereadores.

Em cerimônia especial, os dezenove vereadores da Melhor Idade fizeram juramento à lei e receberam certificados, além de assinar o livro de posse. Compareceram à cerimônia os vereadores Scupenaro; Tunico; Aguiar; Paulo Montero; Fábio Damasceno (todos PMDB); Lobo (PDT); Lorival (PT); Conti (PV); além do autor do projeto, vereador Clayton Machado (PSDB); da presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB), que dirigiu os trabalhos; do vice-prefeito, Moysés Antonio Moysés (PMDB) e da presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz.

Em seu discurso, a presidente Dalva Berto (PSDB) lembrou a perda do integrante dr. Jorge Ferreira dos Santos- um entusiasta do projeto que faleceu em maio- e, em seguida, saudou dos os vereadores da Melhor Idade, desejando sucesso aos trabalhos. “Tenham a certeza que estaremos apoiando todas as iniciativas propostas pela Câmara da Melhor Idade. Queremos garantir aos homens e mulheres as condições para o pleno exercício da cidadania. Cidadania esta que os vereadores da Melhor Idade não têm se recusado a exercer com singular experiência e sabedoria”.

O autor do projeto, vereador Clayton Machado também cumprimentou os integrantes pela acolhida ao projeto, seguido do vice-prefeito, eng° Moysés Antonio Moysés que parabenizou a Câmara pela iniciativa que é um marco para a história democrática do município. Já a presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz, fez seu primeiro discurso no plenário apresentando uma lista de ações já discutidas que já viraram objetos de requerimentos e indicações que poderão ser oficializados por meio da iniciativa dos vereadores.

A TV Câmara exibiu um vídeo-reportagem que contou um pouco das ações do grupo, o registro da eleição da mesa diretora e um panorama da Terceira Idade no município. Ao final da cerimônia todos os presentes puderam conferir a apresentação do espetáculo teatral “Os três médicos”, do grupo Lumax Produções.

Câmara da Melhor Idade

A Câmara da Melhor Idade foi criada em Valinhos por meio de um decreto legislativo de autoria do vereador Clayton Machado. O objetivo do projeto é que a Câmara funcione como um instrumento de auxílio dos vereadores para melhorar a qualidade de vida dos idosos de Valinhos. As reuniões do grupo, composto por 19 integrantes, são realizadas quinzenalmente na Câmara Municipal.

Para presidência da Câmara foi eleita a coordenadora do grupo de mulheres do Vale Verde, Vera Fritz, seguida de Maria Aparecida Amaro Sartori, que ficou com a vice-presidência. Para as funções de primeiro e segundo secretário foram eleitos respectivamente: Professor Rodolfo José Guimarães Signorini e Felix Chorro Lepe. A suplência ficou a cargo de Jane Apparecida Baptista e Luisa Marques Nunes.

Presidente Dalva Berto apresenta balanço do 1° semestre de 2010


A Presidente da Câmara Municipal e Valinhos, Dalva Berto (PSDB), apresentou nesta semana um balanço do encerramento do primeiro semestre de 2010. Dalva reforça que os trabalhos desenvolvidos no 1 º semestre comprovam o compromisso de uma gestão transparente e participativa, abrindo as portas da Câmara para a comunidade valinhense. "Nós, vereadores, sabemos da importância do processo Legislativo para que a cidade possa receber recursos dos governos Federal e Estadual, para que as Entidades possam receber seus repasses e que obras de infraestrutura nos bairros possam ser realizadas”, afirmou Dalva.

As atividades desenvolvidas na gestão da presidente Dalva Berto, como o Câmara em Ação, e os trabalhos conduzidos na Comissão de Justiça e Redação, Comissão Finanças e Orçamento, Comissão de Obras Serviços Públicos e Assistência Social, Comissão Denominação de Logradouro Público demonstram a importância dos debates como fator de aproximação da comunidade. "Nossos trabalhos não se limitam às sessões de terça-feira. Abrimos as portas da Câmara e estamos ampliando ainda mais os canais para que a comunidade de Valinhos possa ter voz e espaço para debater e reivindicar melhorias para a nossa Valinhos", afirma Dalva.

Gestão eficiente, com os trabalhos conduzidos durante este 1º semestre, somados aos esforços já realizados no ano passado, a gestão da presidente Dalva Berto, na Câmara Municipal de Valinhos, se destaca por ações importantes como a Reestruturação da Estrutura Administrativa da Câmara, com otimização dos trabalhos e valorização dos funcionários; Investimento em tecnologia, para maior agilidade e qualidade nos trabalhos desenvolvidos na Câmara; sem contar a implantação do Portal Transparência, colocando Valinhos como a 1ª Câmara da Região Metropolitana de Campinas a implantar o Portal em acordo com a Legislação federal.

Somado a essas ações, a gestão da presidente Dalva Berto também é marcada pela economia e eficiência na gestão do dinheiro público. Para isso, Dalva implantou na Câmara em Valinhos o pregão eletrônico, proporcionando transparência na gestão dos recursos.

“Nossas ações, além de tornar o ambiente da Câmara mais democrático e com espaço para a população, também providenciou estabilidade financeiras nas contas do Legislativo, que podem ser facilmente acompanhadas por todos, através do Portal Transparência e de todas as ações que implantamos, para garantir, por um lado, mais agilidade e qualidade na prestação de serviços e, por outro, mais economia e melhor aplicação dos recursos em prol dos cidadãos valinhenses”, complementa Dalva Berto.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Câmara reúne ACIV para discutir ações no comércio


Por iniciativa da presidente Dalva Berto, a Câmara de Valinhos recebeu, na quinta-feira, 21 de maio, a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), dentro do projeto “Câmara em Ação”, para discutir ações de melhorias no comércio e indústria do município.

Após a abertura do evento, feita pela presidente, a diretoria da ACIV trouxe ao plenário uma pauta de assuntos que foi discutida pelos membros da associação com os vereadores Scupenaro, Aguiar, Tunico (todos PMDB), Clayton Machado (PSDB) e Lourivaldo (PT).

Para Dalva, a reunião foi de extrema importância para colocar o Legislativo a par de todos os problemas pelos quais passam os comerciantes e, por meio de propostas, conseguir contribuir para o crescimento do setor no município. “Este foi o primeiro encontro de muitos que iremos, juntos, pensar em possibilidades práticas para resolver as questões que envolvem o comércio e indústria de nossa cidade, para que os resultados sejam favoráveis tanto para o município e população quanto para os empresários”, afirmou Dalva.

Dentre as reivindicações, o trânsito foi apontado como um dos grandes problemas para o desenvolvimento do comércio, principalmente na área central. De acordo com o presidente da Associação, Luiz Agiesse, a falta de vagas de estacionamento faz com que os valinhenses se desloquem a cidades vizinhas para fazer suas compras.

Uma das propostas da Associação é a implantação de um sistema de parquímetro eletrônico de uso coletivo. O equipamento funciona como um ponto de venda fixo, evitando que o usuário tenha que procurar monitoras ou identificar estabelecimentos comerciais para adquirir o comprovante e pode ser instalado em vários locais para facilitar a locomoção dos moradores.

Outras sugestões trazidas pelos comerciantes e também pelos vereadores foram a construção de bolsões, em determinadas áreas, para estacionamento em 45º, a exemplo do município de Vinhedo ou, também, uma reformulação no sistema de Zona Azul, em vigor, alteração do Sistema de Transporte Público SIM, além de cessão de estacionamentos dos bancos para serem gerenciados por alguma entidade aos sábados.

Também na pauta de discussões, a decoração natalina foi debatida pelos presentes que solicitaram aos vereadores uma intermediação junto ao poder Executivo para que a Prefeitura invista na confecção de adornos e iluminação natalinos, a fim de trazer os clientes ao centro para prestigiarem o comércio local.

Com relação às indústrias, o Conselheiro e Diretor do DEMPI / FIESP e vice-presidente do Conselho Regional Sesi e SENAI, Eder José Trevisan, apresentou uma lista de pedidos feitos em 2008 ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e que foram ratificadas nesta reunião com os vereadores. A lista inclui algumas necessidades básicas de infra-estrutura para atender o setor industrial em Valinhos.

Dalva destacou a importância da reunião uma vez que ela possibilitou aos vereadores um conhecimento maior da situação do comércio local. “A ACIV tem se mostrado muito atenta aos problemas do comércio e esse diálogo com os vereadores irá ajudá-los a obter respostas sobre suas reivindicações, pois estaremos questionando a Prefeitura sobre o encaminhamento que foi dado a elas”, explicou a presidente.

As reivindicações da diretoria da Associação foram encaminhadas à Prefeitura, por meio de dois requerimentos, apresentados na última sessão ordinária, realizada dia 25, com questionamentos a respeito do posicionamento do Executivo perante os pontos levantados.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Presidente Dalva vai a Brasília em defesa de Valinhos


A presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (PSDB), esteve em Brasília na última quarta-feira, dia 19, participando da 13ª Marcha Nacional de Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, com o tema “Brasília em Defesa dos Municípios”, da qual também participaram mais de 5 mil pessoas entre prefeitos, presidentes de Câmara e deputados. Além de Dalva, também estiveram em Brasília o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e os secretários do Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira e do Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Roberto Tosto.

Durante a Marcha, a presidente Dalva acompanhou a apresentação dos três pré-candidatos à Presidência da República que ocupam as primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Para Dalva, ter participado desse encontro foi um grande aprendizado e um grande momento para seu crescimento político. “A Marcha, a cada ano que passa mostra sua força e sua importância. Os municípios precisam estar unidos para conquistar mais recursos para o desenvolvimento de seus programas e aprimoramento da rede pública como a implantação de mais creches, unidades básicas de saúde, melhorias para a área de segurança, enfim, instrumentos que propiciem melhor qualidade de vida”.

Segundo ela os três pré-candidatos se saíram muito bem. Porém, José Serra, pré-candidato do PSDB, na opinião dela se saiu melhor. Em seu discurso Serra disse que a saúde é prioritária. Que em todo país seu partido será o partido da saúde. “Ele é um homem com uma trajetória pública respeitável, como Ministro da Saúde possibilitou muitos avanços que vieram a beneficiar diretamente a população mais carente”, finalizou.

Aproveitando sua ida a Brasília, Dalva esteve mais uma vez com o deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB), em busca de recursos para Valinhos. “O deputado é um grande amigo e aliado do município, pois é um político incansável que não deixa de olhar para Valinhos trazendo verbas, por meio de emendas, e é sempre muito atencioso e solicito às causas da cidade”, afirmou a presidente.

Em sua atuação como vereadora, Dalva sempre procurou apresentar propostas e cobrar melhorias em todas as áreas que envolvem a dinâmica do município, além de pleitear recursos em esferas municipais, estaduais e federais, participando de reuniões nas cidades de toda a RMC, grande São Paulo e Brasília em busca de verbas, projetos e demais ações que possam tornar Valinhos cada vez mais desenvolvida.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dalva Berto: atenta aos problemas da cidade


Mesmo com a grande missão de presidir a Câmara de Valinhos, a vereadora Dalva Berto (PSDB) se divide entre as tarefas essenciais de seu gabinete e sua atuação fora da Casa de Leis, onde desenvolve um trabalho junto aos moradores, buscando melhorias nos bairros para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

De acordo com a presidente, que faz questão de visitar os locais para verificar os problemas de perto, o vereador deve exercer seu papel e ouvir os moradores para soluções de questões pontuais que afetam seu cotidiano. “Eu gostaria de ter mais tempo para conseguir atender a todos, mas os compromissos são muitos, portanto, possuo uma equipe que está pronta para atender o clamor da população. Recebo diariamente dezenas de pedidos e sugestões de ações para melhorar a cidade. É dessa forma, junto com o povo, que estamos construindo uma Valinhos cada vez melhor”, destacou.

Roçagem de mato, troca de lâmpadas, solicitação de redutores de velocidade, melhoria na sinalização do trânsito, operações tapa-buracos, restauração e recapeamento de asfalto, pintura de solo... essas são algumas das constantes indicações que a presidente apresenta semanalmente para que a Prefeitura tome as devidas providências e solucione o mais breve possível os problemas da população. “Sou uma vereadora extremamente ativa. A partir do momento que saio de casa, estou atenta para todo e qualquer reparo que possa ser realizado para melhorar nossa cidade. Esse é o papel do vereador, estar comprometido com o povo vinte e quatro horas”, afirmou.

Nas últimas sessões da Câmara, a presidente solicitou, por exemplo, informações à Prefeitura se há programação para a retirada de eucaliptos na Avenida Orozimbo Maia, localizada na entrada do bairro Colina dos Pinheiros. De acordo com ela, as árvores se encontram em uma altura elevada e, por ser um local que venta muito, pode vir a ocasionar a queda de galhos, trazendo risco à população.

O trânsito é um dos pontos em que a vereadora mais recebe pedido para melhorias. Uma das maiores reclamações dos moradores era com relação a sincronização do semáforo da Avenida dos Esportes com a Onze de Agosto, local onde já ocorreram diversos acidentes. “Com a vinda do secretário de trânsito à Câmara, solicitei que fosse sensível ao meu pedido e dos demais vereadores para que fosse feito uma alteração urgente na sinalização da região, pois a sincronização semafórica não contemplava o pedestre, que ficava vulnerável a acidentes em quase todas as fases”, afirmou Dalva que também solicitou, recentemente, estudo técnico no Jardim São Marcos para instalação de lombada na Avenida II.

Outra questão levantada pela presidente na última sessão foi com relação a segurança no túnel que dá acesso a Vila Santana. Dalva apresentou um requerimento solicitando ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) informações sobre planos de ação para a segurança do local que é muito utilizado por estudantes e trabalhadores. “Fomos alertados que o túnel está sendo alvo de consumo de drogas e ações de vandalismo, inibindo assim a passagem dos pedestres”, justificou.

Também preocupada com o bom andamento das atividades oferecidas aos idosos do município, a presidente questionou a Prefeitura quanto ao retorno dos professores e monitores da Casa da Cultura que ministram aulas de ginástica e demais atividades físicas aos grupos da Terceira Idade e também nos centros comunitários. “Trata-se de atividades físicas essenciais a saúde e bem estar da população e por meio desta vereadora os moradores, alunos e simpatizantes clamam com urgência o retorno dessas atividades”, afirmou.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Presidente Dalva Berto quer consórcio para atendimento de mulheres vítimas de violência



A presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), apresentou uma moção de apelo, na sessão da Câmara de 27 de abril, em que solicita ao prefeito, Marcos José da Silva (PMDB) um consórcio com a Prefeitura de São Paulo para que Valinhos possa utilizar os serviços disponibilizados de proteção e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, física, sexual ou psicológica.

De acordo com Dalva, a Lei que permite este consórcio entre os municípios e a Prefeitura de São Paulo foi sancionada pelo Prefeito Gilberto Kassab (DEM) em março e vem preencher uma enorme lacuna social, abrangendo, inclusive, o atendimento nas respectivas Casas Abrigo. “Como se sabe, muitas mulheres acabam não denunciando seus parceiros e maridos nas agressões físicas, psicológicas e sexuais, uma vez que as condições sociais não permitem a saída do lar e a Casa Abrigo é a grande reivindicação, contando com o trabalho de uma equipe multiprofissional”, justificou a presidente.

O apelo da vereadora é para que a secretaria de Desenvolvimento Social mantenha contato com a Coordenadoria Especial da Mulher, órgão ligado à secretaria do Governo do Município de São Paulo, a fim de que sejam adotas as medidas necessárias visando firmar com a maior rapidez o consórcio entre as duas cidades.

Para Dalva, o consórcio será mais uma conquista que poderá entrar para a história do município na luta de defesa pelas mulheres valinhenses. Não é de hoje que a vereadora busca recursos e participa de encontros para mudar e ampliar o número de políticas públicas para as mulheres, inclusive a instalação da Coordenadora da Mulher que foi fruto de grande esforço. Por meio de requerimentos e moções , Dalva conseguiu sensibilizar, em 2009, o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) da importância deste projeto para o município. “Este consórcio com o município de São Paulo só irá dar continuidade a um trabalho que estamos trilhando há muito tempo. Temos que oferecer condições e amparo para a mulher valinhense possa ser cada vez mais respeitada dentro e fora de seu lar, participando de atividades sociais e usufruindo de direitos conquistados ao longo de todos esses anos na luta pela igualdade”, destacou Dalva.

A presidente também anunciou que a verba de R$ 100 mil solicitada pessoalmente em Brasília, na Secretaria Especial de Políticas Públicas, em conjunto com o vereador Clayton Machado (PSDB), foi liberada para a estruturação da coordenadoria municipal. “Todos os nossos pedidos estão sendo atendidos e acredito que com esse consórcio não será diferente. Todos os mecanismos de auxílio e defesa da mulher vítima da violência devem ser implementados em nosso município e estamos trabalhando muito para que isso de fato se concretize”, afirmou.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dalva se reúne com integrantes da Câmara da Melhor Idade



Na tarde da última segunda-feira, dia 26, a presidente da Câmara Municipal, Dalva Berto (PSDB), esteve reunida com os vinte integrantes da Câmara da Melhor Idade. O objetivo foi retomar o processo de organização do grupo para a posse e eleição da mesa diretora. “Esse é um espaço criado para vocês. Um espaço para vocês debaterem e reivindicarem soluções para problemas que os afetam diretamente”, disse a presidente Dalva.

A Câmara da Melhor Idade foi criada em setembro de 2009 através de decreto Legislativo de autoria do vereador Clayton Machado (PSDB), e visa dar a possibilidade aos seus integrantes de vivenciarem a simulação de sessões legislativas. Através da vivência dos trabalhos, os participantes representarão o papel de Vereadores, apresentando e discutindo proposituras, nas suas várias modalidades, contendo problemas reais da comunidade.

Para que os trabalhos da Câmara da Melhor Idade possam acontecer o decreto define também que o grupo terá todo o respaldo da Câmara Municipal, que inclusive designará funcionários para coordenar os trabalhos. “Estamos abrindo as portas da Câmara e oferecendo todas as condições para que a Melhor Idade de Valinhos possa também ter um novo espaço de reivindicações”, disse Dalva.

Na reunião da última segunda-feira, o grupo formado por representantes da Terceira Idade, Clube da Velha Guarda, Conselho do Idoso de Valinhos, Grupo da Terceira Idade da FAV e Clube de Mães, foi dividido em quatro comissões para dar melhor agilidade aos trabalhos quando estes forem realizados dentro do Plenário. Além disso, houve também um momento para que cada um se apresentasse e falasse um pouco das suas expectativas em relação à Câmara da Melhor Idade.

Para a presidente Dalva, as necessidades da terceira idade valinhense são inúmeras e nada melhor que um grupo seleto, escolhido entre os principais segmentos para fazer parte da Câmara da Melhor Idade. “A Câmara da Melhor Idade foi criada para ser um espaço democrático, de vivência, convivência e especialmente para o exercício da cidadania”, finalizou.

O grupo deverá voltar a se reunir no próximo dia 10 de maio, às 14 horas, para a primeira reunião de trabalho, onde estarão recebendo orientações técnicas, montagem de calendário de trabalho e definição da data para a posse e diplomação.

Integram a Câmara da Melhor Idade de Valinhos - Jorge Ferreira dos Santos - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso/ Recanto dos Velinhos de Valinhos; Therezinha Furlan de Salles Pupo - Grupo da Terceira Idade; Helena Furlan Boneto - São Cristóvão; Albina Rosa de Godoi Pedroni - Grupo da Terceira Idade; Ivone Vieira Aguiar - Programa de Atendimento ao Idoso; Félix Chorro Lepe - Grupo da Terceira Idade/ Volei Adaptado; Angélica Trombetta Bortholotto - Grupo da Terceira Idade; Vanderlei Caciato - Clube da Velha Guarda de Valinhos; Luisa Marques Nunes - Conselho Municipal do Direito do Idoso; Azael Mendonça - Grupo dos Idosos; Maria Antonieta Vianna – Grupo de Mulheres do Vale Verde; Vera Luzia do Nascimento Fritz - Grupo de Mulheres do Vale Verde; Elza Vanise Massaini- Programade Atendimento ao Idoso; Nélson José Casado - Centro Convivência Terceira Idade; Jane Apparecida Baptista - FATI - Anhanguera Educacional; Rodolfo José Guimarães Signorini - Faculdade Anhanguera; Elza Edméia Tartarotti Groppo - Programa Atendimento ao Idoso; Maria Aparecida Amaro Sartori - Associação do Clube de Mães; Dietrich Gerhard Quast - Sociedade Amigos do Vale Verde e Carlos Alberto de Souza Leite - Volei Adaptado Terceira Idade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Câmara celebra 20 anos da promulgação da Lei Orgânica de Valinhos


A Casa de Lei homenageou todos os vereadores participantes da constituinte municipal


A Câmara de Valinhos, em sessão especial realizada no dia 6 de abril, celebrou os 20 anos da Lei Orgânica do município promulgada em 5 de abril de 1990 pela 9ª Legislatura.

De autoria da presidente da Casa, Dalva Berto (PSDB), a noite da solenidade contou com a presença de vereadores que participaram da confecção da primeira Lei Orgânica do município como Joel de Oliveira Maia; Laís Helena Antonio dos Santos; Antonio Bueno Conti; Mauro de Souza Penido; Anselmo Pontes Borin; Moysés Antonio Moysés; Paulo Alcídio Bandina; Joaquim Ribeiro; Ângelo Caetano Casácio, além do presidente da Câmara em 1990, e também constituinte, dr. Ruy Antonio Meireles dos Santos, que foi convidado a fazer parte da mesa solene.

A presidente Dalva Berto abriu os trabalhos lembrando a importância da Lei para o município e de como a cidade foi beneficiada com o trabalho realizado por todos os vereadores constituintes da época. “Não fosse a Lei Orgânica Municipal digna de nossa cidade e de nosso tempo, não chegaria aos vinte anos. Ainda jovem, reconhecemos isso, mas que nos serve de norte para muitas de nossas tomadas de decisões”, afirmou.

Após a exibição de um vídeo-reportagem produzido pela TV Câmara, que contou a história e importância da Lei, os vereadores constituintes Paulo Alcídio Bandina, Laís Helena Antonio dos Santos, Moysés Antonio Moysés, Anselmo Pontes Borin e dr. Ruy Meireles subiram a tribuna para discursar.

Bandina lembrou os momentos vividos pela legislatura, pós-ditadura, em especial no período em que os vereadores se reuniam para traçar a Lei Orgânica. “Reuníamo-nos até em véspera de Natal. Foi um tempo poético em que estávamos empolgados com um novo país que estava se construindo democraticamente”. Laís Helena, a primeira mulher eleita vereadora de Valinhos, também, refletiu sobre o período político da época. “Aprendi muito nesse período. Vivemos momentos muito importantes, pois demos um direcionamento para a cidade”, afirmou a vereadora constituinte, seguida do relator da lei, ex-vereador Anselmo Pontes Borin. “É um momento de jubilo, satisfação, sobretudo de gratidão. Uma vez que trabalhar na elaboração e, posteriormente, ver a constituição municipal promulgada demonstra por si só que o exercício de cidadania foi cumprido e que marcamos de forma perpétua a história de nossa cidade para que fique gravada sempre a importância do estado democrático de direito”, discursou Borin.

O atual vice-prefeito e, também, vereador constituinte, engº Moysés Antonio Moysés, manifestou seu orgulho por ter participado da legislatura que criou a Lei Orgânica. “A população participou ativamente em todos os nossos atos, inclusive com emendas de iniciativa popular. Agradeço a todos os vereadores que me acompanharam e a equipe técnica da Câmara com os quais aprendi muito”, agradeceu o vice-prefeito que enalteceu a figura do então presidente do Legislativo, dr. Ruy Meireles.

Para Meireles, o último vereador constituinte a se pronunciar, a Lei que deverá ser revisada deve se pautar no desenvolvimento sustentável do município. “Temos que nos adequar a nossa realidade. Todos os assuntos devem ser equilibrados para não perdermos o desenvolvimento com qualidade de vida em nossa cidade”, sugeriu o ex-vereador que elencou temas importantes como meio ambiente e urbanismo e que devem ser tratados com cautela na alteração da Lei.

Os vereadores da atual legislatura, que receberam uma aula dos ex-vereadores, também se pronunciaram e prestaram as devidas homenagens aos constituintes. “Os senhores foram brilhantes porque o Brasil estava com uma expectativa de conquistas e elas começaram a surgir na cidade e, com a Lei, colocaram a alma valinhense no papel”, enalteceu Clayton Machado (PSDB). “Foi uma lei tão bem redigida que só depois de vinte anos é que ela vai passar por uma revisão”, elogiou Tunico (PMDB). “Acompanhei de perto a legislatura e o afinco com que os vereadores realizaram este grande trabalho e posso dizer que foi uma das melhores legislaturas que eu já vi”, afirmou Conti (PV), que elogiou as palavras de dr. Ruy Meireles, principalmente no quesito desenvolvimento sustentável do município. “É um momento feliz que estamos vivendo. Assim como Conti, eu também acompanhei de perto este trabalho brilhante e, também, acredito que o melhor caminho para Valinhos é aquele pautado pelo desenvolvimento sustentável”, concordou Paulo Montero (PMDB). “É interessante que, naquela época, com pouco aparato tecnológico e uma equipe reduzida conseguiu-se fazer uma Lei tão bem feita. Será uma grande responsabilidade para nós, vereadores, revisar a Lei que deveria ser atualizada de 5 em 5 anos”, afirmou Lourivaldo (PT). “A lei manteve a cidade organizada”, definiu dr. Moysés Abujadi (PTB) em seu discurso. “Todo o município que obedece a Lei, prospera. Quero parabenizar a todos que fizeram parte desse momento histórico, parabenizou Fábio Damasceno (PMDB). “O vereador tem que ter a vocação para deixar, muitas vezes, a família para se dedicar a uma causa pública e os constituintes tiveram que abdicar de momentos da vida privada para trabalhar em prol da população, como assim fizeram na confecção da lei orgânica”, lembrou Aguiar (PMDB). “Será uma tarefa muito árdua continuar com esse trabalho realizado com tanto afinco por esses vereadores constituintes que deram exemplo pela consistência da lei que sustenta essa cidade até hoje”, discursou Scupenaro (PMDB).

Ao final dos discursos os atuais vereadores entregaram certificados e um novo exemplar da lei orgânica atualizada com as 16 emendas incluídas ao longo dos vinte anos.



O que é a Lei Orgânica

Lei Orgânica do Município (LOM) é uma lei municipal correspondente, de uma forma local, a constituição federal e estadual. A Lei Orgânica oferece ao município instrumentos legais capazes de enfrentar as grandes transformações que a cidade passa, o que vai proporcionar nova ordem ao desenvolvimento de todo o município.

Sendo assim, a Lei Orgânica é o instrumento maior de um município, promulgada pela Câmara Municipal, que atende princípios estabelecidos na constituição federal e estadual. Nela está contida a base que norteia a vida da sociedade local, na soma comum de esforços visando o bem estar social, o progresso e o desenvolvimento de um povo.



História


Os 17 vereadores eleitos no ano de 1988, ano da promulgação da atual Constituição Federal, passaram a ter, no início da Legislatura em 1989, uma importante missão: a de elaborar a atual Lei Orgânica do Município.

Com base na Constituição da República e na Constituição do Estado de São Paulo, os vereadores que fizeram parte da Constituinte Municipal, elaboraram a principal Lei de Valinhos.

São 284 artigos divididos entre os seguintes títulos: Dos fundamentos dos municípios; da organização municipal, da organização do município, da tributação, das finanças e dos orçamentos, da ordem econômica, da ordem social, das disposições gerais, além do ato das disposições transitórias compostas por seis artigos.

No dia 5 de abril de 1990, em sessão solene presidida pelo vereador Dr. Ruy Antonio Meireles dos Santos, Valinhos ganhava sua primeira Lei Orgânica. Foram 16 meses de trabalho intenso e de dedicação dos 17 vereadores que faziam parte dessa legislatura.

São eles: Antonio Roberto Montero, Antonio Carlos Corvini, Joaquim Ribeiro, Luiz Ramos, Ângelo Caetano Casácio, José Roberto Mamprim, Ângelo Marchi Saragioto, Antonio Bueno Conti, Joel de Oliveira Maia, Paulo Alcídio Bandina, Laís Helena Antonio dos Santos, Luiz Bissoto, Anselmo Pontes Borin, Ruy Antonio Meireles dos Santos, Heriberto Pozzuto, Mauro de Souza Penido e Moysés Antonio Moysés.

Vinte anos se passaram e a Lei que serve de base para todas as demais leis criadas segue respeitada pelos poderes. Desde sua criação até os dias de hoje, a Lei Orgânica recebeu 16 emendas, que a atualizou diante de algumas mudanças no município e também perante reformas ocorridas na Constituição Federal.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Câmara solicita implantação da Academia da Terceira Idade em Valinhos



A Câmara de Valinhos aprovou na última sessão, realizada dia 6 de abril, uma moção de apelo, de autoria do vereador Juju (PDT), que pede ao prefeito a implantação da Academia da Terceira Idade (ATI).

No documento, o vereador enfatizou o pedido após questionamento da população a respeito da ATI. “Fomos procurados e questionados por vários munícipes sobre o projeto da Academia da Terceira Idade, uma vez que esta iniciativa irá trazer vários benefícios para a população, como a prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida”, justificou Juju.

Em discussão, a presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), autora do projeto de lei aprovado em setembro de 2009 e que cria a Academia, foi à tribuna reiterar o pedido do vereador Juju.“Esta casa aprovou recentemente um convênio entre o município e o governo do estado para a implantação da praça de exercícios do idoso, incluindo equipamentos de estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e mobilidade física”, lembrou.

A presidente também mencionou que, em sua última participação no Congresso de Vereadores, realizada em Serra Negra, pôde observar, passando pelas cidades, o funcionamento dessas praças nos municípios e como é grande a participação da população. “Em Valinhos a previsão é que a Academia seja instalada no CLT, porém temos outras praças no município que também poderão ser implantadas seja por meio da parceria pública como também privada”, afirmou Dalva, após exibir uma reportagem de uma Academia implantada no Parque das Águas, em Campinas.

O vereador Aguiar (PMDB) parabenizou os vereadores pelo empenho em tornar possível o projeto na cidade e também ratificou o pedido. “O prefeito com certeza será sensível a esse nosso pedido e irá possibilitar que a Academia seja instalada em nossa cidade o mais rápido possível. Sabemos que esporte é qualidade de vida e, muitos idosos não têm condições de, por exemplo, pagar uma academia”, ressaltou.

Para o vereador Clayton Machado (PSDB), o projeto vem ao encontro dos anseios da sociedade e deve ser implantando independente de convênios estaduais ou federais. “As cidades da região têm investido nesses equipamentos e não podemos esperar somente os recursos de fora. O município tem que dar sua contrapartida, pois os equipamentos não são caros. O investimento é pequeno perto do retorno que ele vai trazer à população, pois com o aumento da prática esportiva, irá diminuir a quantidade de atendimentos nas UBSs e Centros de Especialidades”, justificou.

A presidente Dalva também lembrou que as praças visitadas estão acoplando equipamentos que contemplam os deficientes físicos, sinal que as administrações municipais estão dando a devida atenção a questão da acessibilidade. “Temos dezenas de praças em nosso município que podem receber os equipamentos como a praça 500 anos, Washington Luiz, dentre outras, pois é um meio de descentralizar o uso dos aparelhos, incluindo também as pessoas portadoras de deficiência”, complementou.

Os vereadores Tunico e Scupenaro (ambos PMDB), também solidários a causa, apoiaram a solicitação do vereador Juju e a iniciativa da presidente Dalva Berto. “É assim que as coisas acontecem, o projeto é criado, aprovado também é cobrado que seja colocado em prática”, destacou Scupenaro.

Já o vereador Lourivaldo (PT) lamentou o fato de que o projeto já aprovado ainda não foi colocado em prática pela Prefeitura. “Infelizmente nossa administração não está pensando no lazer e esporte para a sua população. O município tem orçamento próprio em várias áreas, mas as verbas não são aplicadas”, reclamou.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Presidente Dalva Berto: atenta à transparência e à moralidade

A presidente iniciou uma nova fase na gestão de verbas públicas com a instalação do pregão eletrônico na Câmara





A presidente Dalva Berto (PSDB), iniciou, na manhã do último dia 15 de abril, uma nova fase de modernização da Câmara com a instalação do pregão eletrônico, uma modalidade de licitação que torna a competição das licitações mais transparente e resulta em redução de gastos, já que vence quem oferece o menor preço. “A experiência inédita que, a partir de agora, passamos a vivenciar nos permitirá, de fato, utilizar a tecnologia, como uma importante ferramenta de transparência e dinamização de nosso processo de compras”, explicou.

Para a presidente Dalva, a Câmara deu um passo significativo na última quinta-feira. “O trato com o dinheiro público é uma responsabilidade individual e coletiva e quanto mais a equipe técnica da Câmara se preparar para interagir e usar a tecnologia para esta finalidade, tenho plena certeza que estaremos utilizando o dinheiro da maneira mais correta possível”, afirmou.

A presidente também frisou a importância do pregão eletrônico para a saúde financeira do Legislativo. “Nosso trabalho é fiscalizar o Executivo e atender as necessidades da comunidade com eficiência e transparência e, para tudo isso, precisamos ter a tecnologia como aliada”, completou.

No primeiro pregão, a economia para a aquisição dos materiais foi de $ 28.578,14, equivalente a 54% do total reservado. Os participantes, por meio da internet, puderam dar seus lances em tempo real e, acompanhados pelo telão da Câmara, os vereadores Aguiar, Tunico (ambos PMDB), Juju (PDT), Clayton Machado (PSDB), Lourivaldo (PT) e o público também conferiram todo o funcionamento da nova tecnologia. “O povo irá ganhar muito com essa nossa decisão, que preza, sobretudo, pela transparência e a moralidade pública”, afirmou Dalva.


Pregão eletrônico

Através dessa nova modalidade de licitação, é possível adquirir bens e serviços comuns, que possam ser objetivamente definidos em edital, por meio de especificações usuais de mercado. O pregão é realizado em sessão pública, utilizando tecnologia da informação que promove a comunicação pela internet. É um procedimento que permite aos licitantes, estando aberta a etapa competitiva, encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes são informados, em tempo real, do valor do menor lance oferecido até o momento, podendo oferecer outro de menor valor, recuperando a vantagem sobre os demais licitantes.

É importante destacar que desde a promulgação da Lei 10.520 em julho de 2002, que instituiu o pregão eletrônico como modalidade de licitação e sua regulamentação através do decreto 5.450, de junho de 2005, muita coisa mudou. A tecnologia se aperfeiçoou e, especialmente as experiências difundidas entre as Prefeituras e as Câmaras Municipais.

De acordo com a Lei, as licitações efetuadas pela Administração Pública visam garantir a observância do princípio constitucional da legalidade, da moralidade, da isonomia, da impessoalidade e seleciona a proposta mais vantajosa para a administração.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Presidente Dalva Berto inicia processo para revisar a Lei Orgânica de Valinhos



Após vinte anos da promulgação da Lei Orgânica, a presidente Dalva Berto iniciou deu início a um ato que deverá entrar para a história do município: a revisão da Lei Orgânica.

Na sessão especial, realizada no último dia 6 de abril, em comemoração aos vinte anos de promulgação da LOM, a presidente anunciou a criação especial de uma comissão que será responsável para dar nova redação à lei maior do município.
Desde que entrou em vigor em 1990, a Lei não foi revisada, mesmo considerando que o artigo 283 preconiza que a revisão geral desta Lei Orgânica deverá ser feita cinco anos após a sua promulgação.

De acordo com o ex-constituinte Paulo Alcídio Bandina, a revisão deverá ser um tempo de discussões calorosas. “Ouvi uma frase de um jurista que diz o seguinte: não foi o homem feito para a lei, mas a lei feita para o homem. Muitas vezes nós deixamos que uma comunidade tenha problemas porque não queremos mudar a lei, porque achamos que a lei está acima do ser humano, mas os legisladores precisam mudar a lei quando ela não atende mais, e acredito que há pontos que precisam ser alterados e os vereadores terão uma grande responsabilidade”, afirmou.

Para a vereadora constituinte, Laís Helena Antonio dos Santos, a revisão virá em boa hora. “Estou muito feliz em ouvir da presidente Dalva que já está constituída a comissão para desenvolver este trabalho de uma nova transformação para a nossa cidade que cresceu muito nesses vinte anos”, destacou Laís.

O vice-prefeito, engº Moysés Antonio Moysés, também pediu que os vereadores tenham o mesmo empenho que os constituintes tiveram para a nova revisão. “A Lei não é feita para a atual administração, é feita por um período muito grande. Tenham muito carinho e cuidado como nós tivemos. Pensem no futuro de Valinhos, assim como nós pensamos”, recomendou.


Com a fala dos ex-legisladores, os vereadores sentiram a responsabilidade que será o trabalho de adequação da Lei que será a linha guia para o desenvolvimento do município para os próximos anos. “Poderemos dar uma nova plástica, mas a essência irá permanecer”, ressaltou Clayton Machado (PSDB). “Temos um grande compromisso de rever um trabalho feito com muito respeito e de grande valia ao povo de Valinhos e que se cumpra a revisão no período estipulado pela lei”, afirmou Lourivaldo (PT). “Também me sinto orgulhoso de estar nessa Casa e participar desse momento histórico no qual iremos, com a ajuda da população, melhorar e planejar a nossa cidade”, destacou Aguiar (PMDB).

Comissão

A Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município de Valinhos será integrada por todos os vereadores: Antonio Soares Gomes Filho (Tunico), Sérgio Ricardo Viana Siqueira (Juju), José Aparecido Aguiar, Israel Scupenaro, José Henrique Conti, Lourivaldo Messias de Oliveira, Clayton Roberto Machado, Dalva Dias da Silva Berto e Fábio Aparecido Damasceno.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Presidente Dalva Berto visita unidade móvel do Poupatempo




A presidente Dalva Berto (PSDB) visitou em janeiro, a unidade móvel do Poupatempo instalada em frente à Prefeitura de Valinhos, por meio de uma parceria entre prefeitura e governo estadual.

Na ocasião a presidente conferiu de perto todo o trabalho realizado pela equipe da unidade bem como os serviços prestados à população como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, além de uma série de serviços públicos eletrônicos, disponibilizados pelo e-poupatempo (via internet), como consulta de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, entre outros, com as devidas taxas recebidas em uma agência Nossa Caixa, instalada dentro da unidade.

Recebida pelo gestor de qualidade, Osvaldo Pereira, e pelo secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Márcio Ferreira, a presidente se surpreendeu com a procura pelos serviços já no primeiro dia de funcionamento do Poupatempo. “Eu não esperava tanta gente utilizando os serviços, isso é prova de que temos demanda para que seja colocado um posto em nosso município, agregando as populações das cidades vizinhas, como Vinhedo”, sugeriu Dalva, já que a sede só é instalada em municípios com mais de 200 mil habitantes.

A presidente também comemorou a conquista ter a unidade móvel no município, pois os pedidos dos vereadores da base do PSDB (Clayton Machado e Dalva Berto) ao governador José Serra (PSDB) ao longo desses anos foram intensos. “Acredito que os esforços conjuntos de nós, vereadores, e da administração municipal possibilitaram esse benefício à população de Valinhos. Pela grande procura, podemos perceber que seria de grande valia ter em nosso município uma unidade, visto que a população precisa, normalmente, se deslocar a Campinas, por meio de transporte coletivo, para utilizar os serviços que aqui poderiam ser realizados com rapidez e comodidade”.

O gestor de qualidade, Osvaldo Pereira, afirmou que o comportamento da população em Valinhos foi diferente das demais cidades, pois buscou logo no primeiro dia a efetivação dos serviços. “Em outras cidades, primeiramente, as pessoas procuram a unidade para obter informações e nos outros dias para realização dos serviços”, comparou.

O Poupatempo Móvel estará à disposição da população até sábado, dia 16, das 9 às 17 horas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Moção de Dalva Berto pede solução para cratera no Parque Portugal

Uma moção, de autoria da presidente Dalva Berto (PSDB), assinada por todos os vereadores presentes na sessão do último dia 2 de março, e um requerimento de autoria do vereador Lourivaldo (PT), pedem uma solução para uma cratera aberta há mais de dois anos entre as ruas Fátima e Mirandela no Parque Portugal.

De acordo com o vereador Lourivaldo, que teve seu requerimento aprovado, as obras realizadas pela Prefeitura foram interrompidas há um ano, motivo que levou a população a fazer um protesto simulando uma festa pelo aniversário para lembrar um ano da paralisação das obras no bairro. “A obra foi licitada em R$ 70.842,00 e já era para estar concluída. Tenho a informação de que a empresa já recebeu, não finalizou as obras e o buraco continua lá”, afirmou o vereador.

Já na moção, também aprovada por unanimidade, a presidente Dalva Berto listou diversos requerimentos dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PTB), Lourivaldo (PT) e da própria vereadora que, desde 2007, vem cobrando ações do Executivo para a solução dos problemas. “A manifestação dos moradores do Parque Portugal foi das mais legítimas e deve ser aplaudida, uma vez que conforme documentos que nos foram enviados pelo Executivo o contrato foi assinado em janeiro de 2009, e conforme a clausula quarta, o prazo para execução dos serviços especificados seria de 45 dias contados a partir da data da assinatura”, justificou a presidente que pediu medidas imediatas no local.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Parlamento Metropolitano realiza sessão especial em Valinhos para discutir políticas públicas em defesa das mulheres



A Câmara de Valinhos sediou no dia 24 de março, uma sessão especial do Parlamento Metropolitano em homenagem às mulheres com a pauta “Políticas Públicas em Defesa das Mulheres na RMC”.

Com o apoio da diretoria da entidade, o presidente do Parlamento, que agrega todas as 19 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), George Burlandy, passou a responsabilidade para a condução dos trabalhos para a presidente da Câmara de Valinhos, Dalva Berto (PSDB), única mulher presidente de uma Câmara Municipal na RMC. Além dos dois presidentes, a vereadora de Vinhedo, Marta Leão (PP) também fez parte da composição da mesa.

Burlandy sugeriu que as 25 mulheres vereadoras da RMC possam se unir cada vez mais para realizar um trabalho que poderá ajudar os municípios de forma integrada. “Os homens precisam das mulheres e sabemos que temos vereadoras de pulso forte para defender seus interesses e seus municípios”, afirmou o presidente.

Ainda participaram da sessão as vereadoras de Hortolândia, Terezinha Pratavieira e Renata Belufe (ambas do PT), e Ana Paula Neves, representante da vereadora de Campinas, Leonice da Paz (PDT), além dos vereadores de Valinhos, Israel Scupenaro (PMDB) e Lourivaldo Messias de Oliveira (PT).

A presidente Dalva Berto iniciou os trabalhos em tom de repúdio por não ter presente ao plenário os presidentes das Câmaras dos municípios da RMC, com exceção de George Burlandy que, além do parlamento, atualmente preside a Câmara de Hortolândia.“Eles deveriam estar aqui nos apoiando e ouvindo nossas propostas”, reiterou Dalva.

Após a apresentação dos vereadores, as vereadoras deram início aos trabalhos e expuseram políticas públicas desenvolvidas em seus municípios direcionadas às mulheres. Já a presidente Dalva Berto aproveitou para exibir um vídeo-reportagem produzido pela TV Câmara que abordou todas as atividades realizadas na 4ª Semana da Mulher Valinhense, evento criado pela vereadora por meio de um decreto legislativo de 2006.

Para a vereadora Terezinha Pratavieira, encontros como este são de extrema importância para o avanço das mulheres na luta política. “Se conseguirmos colocar nossas propostas com sucesso e eleger mais mulheres, teremos mais avanços”, relacionou. Já a vereadora Renata Beluf acredita que a política feita por mulheres pode colaborar ainda mais para as relações de igualdade entre os gêneros. “Temos que educar desde os nossos filhos para conscientizá-los de que todos devem ser iguais, com os mesmos direitos e mesmo espaço na sociedade”, afirmou.

A vereadora Marta Leão, também ratificou a idéia de que as mulheres na política melhoram a coletividade. “Com a participação ativa das mulheres, conseguimos melhorar nossas condições para competir com igualdade no mercado de trabalho e demais áreas”, destacou.

Os vereadores Scupenaro e Lourivaldo, que participaram pela primeira vez da reunião do Parlamento, concordaram com as vereadoras e as parabenizaram pela iniciativa.

A presidente Dalva Berto concordou com todas as vereadoras e enfatizou que a união com os homens é a melhor forma para o equilíbrio político. “A sociedade ganha quando as mulheres se fazem presentes. Temos que ser valorizadas e reconhecidas, trabalhando lado a lado com os homens e manifestarmos nossas insatisfações quando não concordamos”, afirmou.

Propostas

Da reunião surgiram propostas para a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Em seguida, a presidente Dalva Berto sugeriu que o Parlamento assine uma moção de apelo para que seja enviada ao governo do estado.

A vereadora Marta Leão também solicitou para que as vereadoras da RMC se unam para que cada cidade, a exemplo de cidades como Valinhos, Campinas e Sumaré, instale uma coordenadoria da Mulher para formular, coordenar e acompanhar as políticas públicas do município e receber verbas do governo para ações e projetos voltados a mulher.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Presidente Dalva Berto solicita melhorias de acesso ao bairro Beira Rio



A presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), solicitou, mais uma vez, informações a respeito do andamento de obras que se fazem necessárias no acesso ao bairro Beira Rio que inclui a pavimentação da Rua Ernesto Ponchio, sustentação da ponte localizada no mesmo endereço que dá acesso ao Jardim São Marcos e, também, corte do mato na região.

De acordo com a presidente, a solicitação é para reiterar as melhorias no local que foram reivindicadas desde 2007, quando a Prefeitura enviou respostas à vereadora dizendo que se fazia necessário efetivar o recebimento em doações de áreas de imóveis lindeiros, destinadas a abertura e ao prolongamento da rua e licenciamentos ambientais. Ainda segundo a presidente, a Prefeitura comunicou, na época, que as obras de infra-estrutura necessárias, inclusive asfaltamento era de total responsabilidade do empreendedor. “Peço ao líder de governo, vereador Israel Scupenaro, que leve essa reivindicação ao prefeito para que ele possa tomar as medidas necessárias para resolver esse problema que se arrasta por tantos anos”, solicitou a presidente.

Com a apresentação de fotos do local, Dalva ainda afirmou que, com as chuvas, um muro de arrimo que sustentava a ponte caiu, dificultando ainda mais o acesso dos moradores.

O vereador Clayton Machado (PSDB) também subiu a tribuna para ratificar os pedidos da presidente. “Não são questões difíceis e, por isso, já deveriam ter sido resolvidas. São cidadãos que merecem respeito, nos procuraram constantemente e vivenciam dia-a-dia uma situação difícil, por isso faço um apelo para que o prefeito resolva essa situação com urgência”, solicitou.

Já o vereador Lourivaldo (PT) destacou que o bairro está sendo prejudicado, pois não há infraestrura como posto de saúde e escola o que aumenta a dependência de acesso aos bairros vizinhos. “As crianças vão a pé para a escola e sequer tem meios de transporte para chegar ao local. O bairro não está regularizado, não há asfalto. Não é justo o morador pagar IPTU e não ter acesso digno”, desabafou.

Para o vereador Paulo Montero (PMDB) seria necessário que o prefeito enviasse um projeto de Lei para regularizar o empreendimento e permitir que as obras possam ser realizadas. “Tenho acompanhado de perto esse processo e acredito que essa seria uma forma viável para resolver de vez esse impasse. Precisamos de uma solução jurídica para isso”.

Dr. Moysés Abujadi (PTB) sugeriu que a Prefeitura execute as obras e cobre do empreendedor. “Temos que solicitar ao prefeito que se cumpra. Estamos aqui para defender a população, se for preciso fazer uma reunião com promotor, empreendedor, prefeito, vereadores, que se seja feita”.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Câmara pede urgência para que Assembléia Legislativa aprove “Semana Adoniran Barbosa”

A Câmara de Valinhos, por iniciativa dos vereadores Clayton Machado e Dalva Berto (ambos PSDB), aprovou uma moção de apelo, na última terça, 23, que solicita ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado José Antônio Barros Munhoz, a inclusão na Ordem do Dia do projeto que institui a “Semana Adoniran Barbosa”.

De autoria da deputada Célia Leão (PSDB), o projeto de Lei 61/2006 institui a Semana a fim de promover manifestações artísticas e que, portanto, irá colaborar com a cultura do Estado, difundindo a obra do músico Adoniran Barbosa, referência do samba paulista, nascido em Valinhos.

Protocolado em 2006, o projeto encontra-se parado, após ter sido aprovado por todas as comissões pertinentes em 2007, e aguarda para entrar na Ordem do Dia.

Segmentos da Festa do Figo são homenageados

A Câmara Municipal homenageou na noite da terça-feira, dia 23, alguns dos segmentos que participaram da 61ª Festa do Figo e da 16ª Expogoiaba, realizadas entre os dias 16 e 31 de janeiro, através da entrega de Certificados de Votos de Louvor e Congratulações. Antes das homenagens foi exibido um vídeo, produzido pela equipe da TV Câmara, contando um pouco da história da Festa do Figo e a participação que cada um dos segmentos.

Para a presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), render homenagens aos que participaram e ajudaram organizar o principal evento turístico de Valinhos era motivo de orgulho para os vereadores. “Sabemos que não fosse pela participação ativa de cada segmento envolvido, dificilmente a Festa do Figo seria o sucesso que é hoje”, destacou.

Os dois primeiros a serem homenageados foram os presidentes do Sindicato Rural, Carlos Adilson Roncaglia e o presidente da ASSERUTIL, Edilson Bruscalin. O vereador Paulo Montero (PMDB), foi o autor dos requerimentos. “O Sindicato Rural e a ASSERUTIL são os principais braços da Comissão Organizadora, sem o homem do campo e sem as entidades não haveria Festa do Figo”, disse.

Na seqüência o presidente da Associação dos Muladeiros de Valinhos, Marcio Fagnani, responsável pela organização do tradicional Desfile de Cavaleiros da Festa do Figo recebeu a homenagem cuja iniciativa partiu da vereadora Dalva Berto. O Desfile contou com a participação de mais de 500 cavaleiros, muladeiros e charreteiros. Para a vereadora, o desfile faz parte da tradição e da história da festa. “É um evento espacial dentro da Festa do Figo, pois reaviva as raízes de nossa cultura”, destacou.

Os dezoito guias que participaram do agroturismo durante a Festa do Figo também foram homenageados. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do ex-vereador Vlademir Antonio Veche (o Biskui). De autoria do vereador Lourivaldo Messias de Oliveira (PT), a homenagem, segundo ele, tinha por objetivo reconhecer o importante trabalho desempenhado pelos jovens durante a Festa. “Infelizmente Valinhos nunca desenvolveu um projeto sério nessa área, uma vez que ao apoiar o agroturismo, a municipalidade teria que apoiar a agricultura. Isso infelizmente todos sabem que não existe interesse do poder público municipal tanto para o turismo e muito menos para os agricultores”, afirmou.

Foto 1: Asserutil

Foto2: Guias do Agroturismo

Foto 3: Muladeiros

Foto 4 : Sindicato Rural












terça-feira, 30 de março de 2010

Presidente Dalva Berto faz balanço da 4ª Semana da Mulher Valinhense

Na última terça-feira, 23, a presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), fez um balanço da 4ª Semana da Mulher Valinhense, realizada entre os dias 8 e 13 de março em todo o município.

A presidente utilizou a tribuna para enaltecer o trabalho desenvolvido por todos os órgãos realizadores, bem como profissionais e voluntários que trabalharam nos eventos dedicados especialmente à mulher. Na ocasião, Dalva, por meio de votos de reconhecimento e aplauso, condecorou com certificados representantes de entidades que fizeram da 4ª Semana um conjunto de ações de representatividade e importância da mulher na sociedade.

Desde 2007 quando a semana foi criada pela presidente até a última edição, a participação popular vem crescendo e as atividades também.

O evento ganhou proporção nacional com a chegada da Marcha Mundial das Mulheres que reuniu cerca de 3 mil mulheres de todos os estados brasileiros em uma ação ativista para dar visibilidade à luta feminista contra a fome, a pobreza e violência e a favor da solidariedade internacional, além de buscar transformações reais para vida das mulheres brasileiras. Representantes da marcha também foram à Câmara Municipal para legitimar suas posições com a palavra dada a Lourdes Andrade Simões.

Um dos eventos mais esperados foi realizado na Câmara Municipal, que prestou uma grande homenagem a três mulheres do município pelos trabalhos sociais desenvolvidos. Condecoradas com a medalha Sarah Kubistchek, de autoria da presidente Dalva Berto, a empresária Célia Cedran, a jornalista Roseli Bernardo e a vice-presidente do Grupo Rosa e Amor, Suely Schiavinato, tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Câmara e suas histórias de dedicação ao voluntariado foram contadas a partir de um documentário produzido pela TV Câmara, na presença de autoridades, representantes de associações. A solenidade também reservou uma palestra com a engenheira agrônoma e participante de movimentos feministas que incentiva a participação da mulher na política, Nancy Thame.

Dentre os demais eventos, não faltou público para o Cine Mulher com o filme “Vestida para casar”, seguido de um debate com a palestrante Maria Goreti Abreu de Almeida realizado na Sala Ivan Fleury no paço municipal e para a reunião do Clube de Mães que realizaram diversas atividades como uma palestra motivacional ministrada por Lourdes Manhani.

Para fechar com chave de ouro a ação “Mulheres em Movimento” realizada no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) e também no Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (CAUE), no último dia do evento, reuniu serviços de saúde com feira de produtos e artesanato além de apresentações culturais

Das 09 da manhã até 16h a população teve a oportunidade de ficar em dia com a saúde utilizando serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, glicemia, exame de colesterol, mamografia, prevenção de câncer de colo de útero, orientação odontológica, nutricional dente outros. “Essa foi uma das grandes ações da Semana, pois o dia foi reservado para a realização de serviços de saúde que normalmente precisam de agendamento. As mulheres chegaram nos locais e foram atendidas na hora. Pensamos na ação desta forma: um dia voltado a saúde da mulher. E este ano também tivemos uma maior participação dos homens que também marcaram presença ao lado das mulheres”, analisou Dalva.

O evento também contou com orientação jurídica da OAB pela comissão da Mulher Advogada onde as mulheres puderam tirar dúvidas nas áreas civil, criminal, familiar, defesa da mulher e infância e juventude. A praça de alimentação ficou por conta da barraca da Asserutil com venda revertida a associação que congrega diversas Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade no município. Já a feira contou com várias opções de artesanato, jóias, bazar, moda feminina e teve até degustação de produtos naturais.

Para Dalva, é importante enaltecer e homenagear todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso da 4ª Semana da Mulher a saber: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Associação dos Clubes de Mães, Grupo Rosa e Amor, Comissão da Mulher Advogada, Associação das Entidades Assistenciais e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos (Asserutil), Unilever, Avon e Herbarium.



Vereadores e diplomados na 4ª Semana da Mulher Valinhense

4ª Semana da Mulher Valinhense: Dalva homenageia Dra. Cida Palota

Depois de ter seu trabalho reconhecido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, no último dia 5 de março, no auditório do Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, recebendo ao lado de Ângela Maria Maluf, José Henrique Reis Lobo, Maria Lucia Alckmin, Marilda Pansonato Pinheiro, Ministério da Mulher Adventista e Tânia Di Giácomo do Lago, a Medalha Ruth Cardoso por sua luta pelos direitos da mulher, a diretora do Departamento Administrativo da Câmara, dra. Maria Aparecida Palota, também foi homenageada na sessão da terça-feira, dia 9.

Desta vez, a homenagem partiu da presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB), que através de requerimento de votos de aplauso e reconhecimento, enalteceu a conquista e o trabalho desenvolvido pela advogada e amiga.

Segundo Dalva, a entrega da Medalha Ruth Cardoso à dra. Cida é um justo reconhecimento na sua luta de longa data em favor dos direitos feministas. “Mulher de personalidade forte e combativa, dra. Cida foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sendo uma das responsáveis pela aprovação da lei que criou o Fundo Especial da Mulher”, destacou.

Dalva também enalteceu o trabalho da mulher, que como companheira de partido, muito a tem ensinado. “Sua experiência na luta pela causa da mulher muito tem me ajudado a desenvolver meu trabalho como vereadora e hoje como presidente da Câmara, quando busco também auxiliado por ela ampliar os horizontes de participação da mulher valinhense”, afirmou.

Para a presidente da Câmara, o exemplo de luta e dedicação da advogada dra. Cida é uma importante motivação para as mulheres valinhenses. “Dra. Cida é uma mulher forte que aprendeu a lutar por seus direitos e sempre foi incansável na luta pelos direitos de nós mulheres, mas o que mais me surpreende é o fato dela, com toda sua bagagem e experiência, se dedicar a ensinar, cada vez mais, as mulheres a lutarem por seus direitos”, disse Dalva.

Dalva também destacou em seu requerimento a importância da Medalha concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, que atualmente é presidido pela dra. Rosemary Corrêa, mais conhecida como delegada Rose, que também foi a responsável pela implantação da 1ª Delegacia da Mulher. A Medalha Ruth Cardoso foi criada em comemoração aos 25 anos de existência do Conselho para ser entregue a personalidades civis, militares e entidades que tivessem papel de destaque na luta pelos direitos da mulher. A professora Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, teve ativa participação nas lutas e conquistas da mulher e na criação do próprio Conselho, sendo inclusive conselheira.





Dalva Berto, Maria Lucia Alckmin e dra. Cida Palota na entrega da Medalha Ruth Cardoso





Dra. Márcia Camargo Franzese (Grupo Rosa e Amor) recebem homenagens na Câmara

segunda-feira, 29 de março de 2010

4ª Semana da Mulher Valinhense: Medalha Sarah Kubistchek

Como não poderia deixar de ser, no mês de março, a vereadora Dalva Berto participou de importantes atividades referentes ao 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Dentro das atividades da 4ª Semana da Mulher Valinhense, destacamos:


Câmara premia mulheres com Medalha Sarah Kubitschek

Em sessão solene, a Câmara de Valinhos premiou na noite do dia 10 de março, com a Medalha Sarah Kubitschek, as mulheres valinhenses Célia Cedran, Suely Schiavinato e Roseli Bernardo por realizarem relevantes trabalhos sociais no município e também por suas lutas em defesa dos direitos da mulher.

Presidida pela presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB)- que também é a autora do projeto de decreto legislativo que instituiu a Medalha- a sessão contou com a participação de diversas mulheres do município, além dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Aguiar (PMDB), Scupenaro (PMDB), Lourivaldo (PT) e familiares das homenageadas. Além da presidente do Legislativo, fizeram parte da mesa a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Sueli Maróstica; a presidente do Clube de Mães de Valinhos, sra. Maria do Carmo; a presidente do Grupo Rosa e Amor, dra. Dra. Márcia Camargo Franzese; a presidente nacional do PSDB Mulher, Nancy Thame e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira.
Também prestigiaram a cerimônia o ex-prefeito e ex-vereador Luiz Bissoto e o ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara dr. Ruy Meirelles.

A presidente Dalva Berto, em seu discurso, lembrou a luta das mulheres para conquistar o seu espaço e colocou exemplos de como a mulher deve continuar trabalhando para ganhar notoriedade em diversas áreas. “É uma satisfação presidir essa sessão quando a Câmara está homenageando três valorosas mulheres especiais que bem representam todas nós: donas de casa, mães, profissionais liberais, enfim, mulheres guerreiras, sábias, emotivas, dedicadas, valentes, sensíveis e muitos outros adjetivos”, afirmou Dalva Berto.

O vereador Lourivaldo (PT) saudou todas as mulheres, principalmente as homenageadas e aproveitou para destacar o trabalho das vereadoras que já ocuparam cadeiras na Câmara bem como a figura da presidente Dalva Berto que foi a única mulher da história a presidir o Legislativo valinhense. Já o vereador Clayton Machado (PSDB) lembrou um pouco da história das homenageadas ressaltando o quanto elas foram e são importantes para sociedade. Scupenaro (PMDB) lembrou como a harmonia familiar entre homem e mulher é importante para o seio familiar, demonstrado pela história das homenageadas. O vereador Aguiar (PMDB) também fez questão de reiterar o trabalho essencial realizado pelas mulheres que receberam a medalha, além de felicitar todas as presentes pela Semana da Mulher.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher também fez o uso da palavra lembrando da importância de se lutar pela causa feminina, além de se destacar a maciça participação de milhares de mulheres na Marcha Mundial que passou por Valinhos. Já a presidente nacional do PSDB Mulher, Nancy Thame realizou uma apresentação também a respeito da evolução das conquistas da mulher e fez uma reflexão de como as mulheres poderão estar no futuro e de como elas poderão estar preparadas.

Após os pronunciamentos, foram exibidos vídeos produzidos pela TV Câmara que contou um pouco da história de Sarah Kubitschek, a quem deu nome à Medalha, além das histórias das homenageadas com a honraria.

A cerimônia contou ainda com a apresentação do quarteto feminino “Hamoni” que encantou a todos os presentes no Plenário Ulisses Guimarães.

Homenageadas

A jornalista Roseli Bernardo foi premiada por sua ampla lista de serviços prestados à comunidade através de seu ofício. Roseli participou ativamente da fundação do Recanto dos Velhinhos, dos Clubes de Mães, da Rádio Comunitária de Valinhos, da criação de projetos como Miss Simpatia da APAE e da fundação da Nova escola de Valinhos, que teve origem após a publicação de um editorial de sua autoria, em 1988, na Folha de Valinhos, que questionava a falta de vagas nas escolas da cidade.

Já Célia Cedran, de família tradicional na cidade, foi lembrada por sua trajetória em ações de solidariedade e generosidade, que tiveram início na Padaria Fidalga após seu casamento com Luiz Cedran, onde atendiam famílias carentes da cidade. Trabalho esse que se estendeu através da Sorveteria Soaki e culminou com sua participação ativa, ao lado do marido, na Sociedade São Vicente de Paula, Conferência São Francisco de Assis no Country Club e na fundação da sede dos Vicentinos.

Sueli Schiavinatto foi homenageada por sua trajetória como fundadora do Movimento de Equipes de Casais de Nossa Senhora, em 1962; por seu pioneirismo no Clube de Mães de Valinhos, sendo uma das primeiras orientadoras do movimento, por sua liderança no trabalho que possibilitou a recuperação do painel da sala de recepção da Santa Casa e, especialmente por seu trabalho de acolhedora no Grupo Rosa e Amor, do qual é vice-presidente e ao lado da presidente Dra. Márcia Franceze desempenham um importante trabalho na cidade na orientação e auxílio às mulheres portadoras do câncer de mama.

Medalha
A Medalha Sarah Kubitschek, instituída pelo decreto legislativo 01/2009, de autoria da vereadora Dalva Berto, tem por objetivo homenagear mulheres e instituições que se destacam na luta pelos seus direitos e nos mais variados trabalhos sociais, e que, com desprendimento, abraçam causas em nossa cidade e pelo seu destaque, tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem de total dedicação à inúmeras causas sociais e que merecem reconhecimento.


Nancy Thamy, Sueli Schiavinato, Dalva Berto, Roseli Bernardo, Célia Cedran, Aguiar, Clayton e Scupenaro

quarta-feira, 24 de março de 2010

Presidente Dalva Berto parabeniza autor do livro “Do Outro Lado do Balcão”

A presidente Dalva Berto (PSDB), por meio de voto de aplauso e reconhecimento, parabenizou o economista João Batista Pozzuto pelo lançamento do livro “Do Outro Lado do Balcão”, realizado com sucesso na Galeria João do Monte.

De acordo com a presidente, o livro traz histórias que Pozzuto resgatou ao longo de sua trajetória de trinta e quatro anos de trabalho, atendendo fregueses que diariamente compareciam ao balcão do armazém da família. “Como bem relata o autor, o balcão funcionava quase como um consultório de terapia, onde as pessoas se relacionavam, trocavam até confidências, mas era um tempo que prevalecia o diálogo, a honestidade e a vontade de fazer as coisas certas”, afirmou.

Assim como Valinhos teve o ciclo do café, cana de açúcar, olaria, entre outros, o armazém foi um símbolo de várias gerações, principalmente por representar na maioria das vezes empresas familiares que eram passadas de pai para filho. O armazém resistiu bravamente na Avenida Onde de Agosto nº 774, até encerrar suas atividades em fevereiro de 2007. “Num texto leve, agradável, bem humorado, mas com grande sensibilidade humana, João Pozzuto resgata nesse trabalho parte da história da nossa cidade”, ressaltou Dalva.

terça-feira, 23 de março de 2010

Câmara quer solução para cratera no Parque Portugal

Uma moção, de autoria da presidente Dalva Berto (PSDB), assinada por todos os vereadores presentes na sessão do último dia 2, e um requerimento de autoria do vereador Lourivaldo (PT), pedem uma solução para uma cratera aberta há mais de dois anos entre as ruas Fátima e Mirandela no Parque Portugal.

De acordo com o vereador Lourivaldo, que teve seu requerimento aprovado, as obras realizadas pela Prefeitura foram interrompidas há um ano, motivo que levou a população a fazer um protesto simulando uma festa pelo aniversário para lembrar um ano da paralisação das obras no bairro. “A obra foi licitada em R$ 70.842,00 e já era para estar concluída. Tenho a informação de que a empresa já recebeu, não finalizou as obras e o buraco continua lá”, afirmou o vereador.

Já na moção, também aprovada por unanimidade, a presidente Dalva Berto listou diversos requerimentos dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PTB), Lourivaldo (PT) e da própria vereadora que, desde 2007, vem cobrando ações do Executivo para a solução dos problemas. “A manifestação dos moradores do Parque Portugal foi das mais legítimas e deve ser aplaudida, uma vez que conforme documentos que nos foram enviados pelo Executivo o contrato foi assinado em janeiro de 2009, e conforme a clausula quarta, o prazo para execução dos serviços especificados seria de 45 dias contados a partir da data da assinatura”, justificou a presidente que pediu medidas imediatas no local.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Presidente Dalva Berto solicita melhorias de acesso ao bairro Beira Rio


A presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), solicitou, mais uma vez, informações a respeito do andamento de obras que se fazem necessárias no acesso ao bairro Beira Rio que inclui a pavimentação da Rua Ernesto Ponchio, sustentação da ponte localizada no mesmo endereço que dá acesso ao Jardim São Marcos e, também, corte do mato na região.

De acordo com a presidente, a solicitação é para reiterar as melhorias no local que foram reivindicadas desde 2007, quando a Prefeitura enviou respostas à vereadora dizendo que se fazia necessário efetivar o recebimento em doações de áreas de imóveis lindeiros, destinadas a abertura e ao prolongamento da rua e licenciamentos ambientais. Ainda segundo a presidente, a Prefeitura comunicou, na época, que as obras de infra-estrutura necessárias, inclusive asfaltamento era de total responsabilidade do empreendedor. “Peço ao líder de governo, vereador Israel Scupenaro, que leve essa reivindicação ao prefeito para que ele possa tomar as medidas necessárias para resolver esse problema que se arrasta por tantos anos”, solicitou a presidente.
Com a apresentação de fotos do local, Dalva ainda afirmou que, com as chuvas, um muro de arrimo que sustentava a ponte caiu, dificultando ainda mais o acesso dos moradores.
O vereador Clayton Machado (PSDB) também subiu a tribuna para ratificar os pedidos da presidente. “Não são questões difíceis e, por isso, já deveriam ter sido resolvidas. São cidadãos que merecem respeito, nos procuraram constantemente e vivenciam dia-a-dia uma situação difícil, por isso faço um apelo para que o prefeito resolva essa situação com urgência”, solicitou.
Já o vereador Lourivaldo (PT) destacou que o bairro está sendo prejudicado, pois não há infraestrura como posto de saúde e escola o que aumenta a dependência de acesso aos bairros vizinhos. “As crianças vão a pé para a escola e sequer tem meios de transporte para chegar ao local. O bairro não está regularizado, não há asfalto. Não é justo o morador pagar IPTU e não ter acesso digno”, desabafou.

Para o vereador Paulo Montero (PMDB) seria necessário que o prefeito enviasse um projeto de Lei para regularizar o empreendimento e permitir que as obras possam ser realizadas. “Tenho acompanhado de perto esse processo e acredito que essa seria uma forma viável para resolver de vez esse impasse. Precisamos de uma solução jurídica para isso”.

Dr. Moysés Abujadi (PTB) sugeriu que a Prefeitura execute as obras e cobre do empreendedor. “Temos que solicitar ao prefeito que se cumpra. Estamos aqui para defender a população, se for preciso fazer uma reunião com promotor, empreendedor, prefeito, vereadores, que se seja feita”.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dalva visita obras da creche do Parque Portugal




Aproveitando a visita que fez ao Parque Portugal no último sábado, dia 27, por ocasião da inauguração das novas salas de aula da EMEB Professora Marli AP. Boreli Bazetto, a presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB), também foi vistoriar as obras de construção do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) creche do bairro, uma obra que atendeu reivindicação dos moradores do bairro e, que desde 2005, quando assumiu a Câmara pela primeira vez Dalva se empenhou para que concretizasse.

“Foram muitas reuniões e muitos pedidos dos moradores para que esta importante obra social acontecesse”, afirma. Segundo ela, o Parque Portugal é um bairro muito populoso e distante do centro da cidade e lá há muitas mães que precisam trabalhar para ajudar no sustento da casa, mas sem condições de pagar transporte ou uma creche particular para seus filhos pequenos.
Além das reuniões, da tribuna da Câmara e por requerimentos endereçados ao prefeito Marcos, Dalva constantemente cobrou a realização da obra. “Levantamentos do Conselho Tutelar sempre mostraram que a região era uma das que mais possui crianças em idade de creche e sem atendimento”, afirma.

A obra iniciada em 2009, em área de 2.780 metros quadrados , localizado em frente à EMEB professora “Marli Aparecida Borelli Bazetto”, está sendo construída com recursos provenientes do programa “Pró-infância” do Ministério da Educação da ordem de R$ 941.200 e uma contrapartida da Prefeitura de R$ 156.300. O convênio prevê também equipar e mobiliar a unidade, quando ela estiver concluída, com o repasse desde móveis, utensílios e computadores.
Foi em visita a Brasília em 2007, juntamente com o prefeito Marcos que Dalva conheceu o programa “Pró-infância” e de pronto reivindicou junto ao Ministério uma unidade para Valinhos, especificamente para atender o Parque Portugal. “Quando soube do projeto quis logo saber como funcionava e vi de perto a maquete da unidade, que é construída nos mesmos moldes em todo Brasil ”, afirmou.

O novo CEMEI terá 1.118,48 metros quadrados de construção distribuídos em setores: para atendimento das crianças, administrativo, de serviços, multiuso, pátio, refeitório e anfiteatro.
A visita de Dalva às obras da CEMEI Parque Portugal foi acompanhada pelo secretário de Educação Zeno Ruedell e pelo secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, que lhe deu detalhes sobre o andamento das obras que estão em estágio bem avançados. “A creche devia estar pronta ainda neste semestre, mas segundo o engenheiro Alves as chuvas atrapalharam o cronograma e ela deverá ser entregue no segundo semestre. É uma conquista merecida dos moradores do Parque Portugal”, explicou Dalva.

Quando estiver pronta a CEMEI Parque Portugal irá atender 120 crianças, em idade até 3 anos e 11 meses permanecerão na unidade em período integral e as de 4 e 5 anos ficarão meio período na creche e o outro tempo na EMEI (Escola Municipal do Ensino Fundamental), que funciona em prédio localizado próximo ao CEMEI.