
A Câmara de Valinhos sediou no dia 24 de março, uma sessão especial do Parlamento Metropolitano em homenagem às mulheres com a pauta “Políticas Públicas em Defesa das Mulheres na RMC”.
Com o apoio da diretoria da entidade, o presidente do Parlamento, que agrega todas as 19 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), George Burlandy, passou a responsabilidade para a condução dos trabalhos para a presidente da Câmara de Valinhos, Dalva Berto (PSDB), única mulher presidente de uma Câmara Municipal na RMC. Além dos dois presidentes, a vereadora de Vinhedo, Marta Leão (PP) também fez parte da composição da mesa.
Burlandy sugeriu que as 25 mulheres vereadoras da RMC possam se unir cada vez mais para realizar um trabalho que poderá ajudar os municípios de forma integrada. “Os homens precisam das mulheres e sabemos que temos vereadoras de pulso forte para defender seus interesses e seus municípios”, afirmou o presidente.
Ainda participaram da sessão as vereadoras de Hortolândia, Terezinha Pratavieira e Renata Belufe (ambas do PT), e Ana Paula Neves, representante da vereadora de Campinas, Leonice da Paz (PDT), além dos vereadores de Valinhos, Israel Scupenaro (PMDB) e Lourivaldo Messias de Oliveira (PT).
A presidente Dalva Berto iniciou os trabalhos em tom de repúdio por não ter presente ao plenário os presidentes das Câmaras dos municípios da RMC, com exceção de George Burlandy que, além do parlamento, atualmente preside a Câmara de Hortolândia.“Eles deveriam estar aqui nos apoiando e ouvindo nossas propostas”, reiterou Dalva.
Após a apresentação dos vereadores, as vereadoras deram início aos trabalhos e expuseram políticas públicas desenvolvidas em seus municípios direcionadas às mulheres. Já a presidente Dalva Berto aproveitou para exibir um vídeo-reportagem produzido pela TV Câmara que abordou todas as atividades realizadas na 4ª Semana da Mulher Valinhense, evento criado pela vereadora por meio de um decreto legislativo de 2006.
Para a vereadora Terezinha Pratavieira, encontros como este são de extrema importância para o avanço das mulheres na luta política. “Se conseguirmos colocar nossas propostas com sucesso e eleger mais mulheres, teremos mais avanços”, relacionou. Já a vereadora Renata Beluf acredita que a política feita por mulheres pode colaborar ainda mais para as relações de igualdade entre os gêneros. “Temos que educar desde os nossos filhos para conscientizá-los de que todos devem ser iguais, com os mesmos direitos e mesmo espaço na sociedade”, afirmou.
A vereadora Marta Leão, também ratificou a idéia de que as mulheres na política melhoram a coletividade. “Com a participação ativa das mulheres, conseguimos melhorar nossas condições para competir com igualdade no mercado de trabalho e demais áreas”, destacou.
Os vereadores Scupenaro e Lourivaldo, que participaram pela primeira vez da reunião do Parlamento, concordaram com as vereadoras e as parabenizaram pela iniciativa.
A presidente Dalva Berto concordou com todas as vereadoras e enfatizou que a união com os homens é a melhor forma para o equilíbrio político. “A sociedade ganha quando as mulheres se fazem presentes. Temos que ser valorizadas e reconhecidas, trabalhando lado a lado com os homens e manifestarmos nossas insatisfações quando não concordamos”, afirmou.
Propostas
Da reunião surgiram propostas para a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Em seguida, a presidente Dalva Berto sugeriu que o Parlamento assine uma moção de apelo para que seja enviada ao governo do estado.
A vereadora Marta Leão também solicitou para que as vereadoras da RMC se unam para que cada cidade, a exemplo de cidades como Valinhos, Campinas e Sumaré, instale uma coordenadoria da Mulher para formular, coordenar e acompanhar as políticas públicas do município e receber verbas do governo para ações e projetos voltados a mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário