segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dalva Berto participa daCampanha de Vacinação e propõe atendimento especial às gestantes valinhenses



No último sábado, 14, a presidente da Câmara de Valinhos, vereadora Dalva Berto (PSDB), participou da 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, em Valinhos. A presidente aproveitou a importância da Campanha para reforçar a proposta que tem de criar uma central de atendimento às gestantes, na Rede Municipal de Saúde, de modo a orientar sobre a importância das vacinações obrigatórias, além da necessidade de continuidade de acompanhamento dos recém nascidos com os pediatras da Rede Municipal de Saúde.

“Além de termos espaços adequados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, precisamos incentivar e orientar, de modo adequado, às gestantes para que, assim que seus filhos nasçam, saibam da importância do acompanhamento de um pediatra, além das vacinações obrigatórias”, afirma Dalva Berto.

Esta Central estará incorporada ao Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido, também de autoria da presidente Dalva Berto, que tem os seguintes objetivos: assegurar à mulher e ao recém-nascido a assistência integral à saúde, incluindo pré-natal, parto e pós-parto; facilitar e promover o acesso à rede pública de saúde da gestante e recém-nascido; e prevenção de doenças durante a gravidez até o primeiro ano de vida da criança, visando a diminuição dos índices de mortalidade materna e infantil.

A presidente Dalva Berto irá solicitar, nos próximos dias, uma reunião com a secretaria da Saúde para discutir essa proposta, bem como acompanhar as demais ações realizadas no município para os cuidados com as gestantes, os grupos de amamentação e as crianças.

“Como única mulher presidente de Câmara Municipal na região de Campinas, tenho a obrigação de promover discussões e debates sobre as reais necessidades que envolvem as mulheres, principalmente as mães jovens e seus recém nascidos”, complementa Dalva Berto.

Como a meta de vacinação, estipulada pelo Ministério da Saúde, não foi atingida, a presidente da Câmara Dalva Berto solicita aos pais, que não levaram seus filhos no último sábado às Unidades Básicas de Saúde, que façam o mais rápido possível, para evitar casos de paralisia infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário