terça-feira, 30 de março de 2010

Presidente Dalva Berto faz balanço da 4ª Semana da Mulher Valinhense

Na última terça-feira, 23, a presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), fez um balanço da 4ª Semana da Mulher Valinhense, realizada entre os dias 8 e 13 de março em todo o município.

A presidente utilizou a tribuna para enaltecer o trabalho desenvolvido por todos os órgãos realizadores, bem como profissionais e voluntários que trabalharam nos eventos dedicados especialmente à mulher. Na ocasião, Dalva, por meio de votos de reconhecimento e aplauso, condecorou com certificados representantes de entidades que fizeram da 4ª Semana um conjunto de ações de representatividade e importância da mulher na sociedade.

Desde 2007 quando a semana foi criada pela presidente até a última edição, a participação popular vem crescendo e as atividades também.

O evento ganhou proporção nacional com a chegada da Marcha Mundial das Mulheres que reuniu cerca de 3 mil mulheres de todos os estados brasileiros em uma ação ativista para dar visibilidade à luta feminista contra a fome, a pobreza e violência e a favor da solidariedade internacional, além de buscar transformações reais para vida das mulheres brasileiras. Representantes da marcha também foram à Câmara Municipal para legitimar suas posições com a palavra dada a Lourdes Andrade Simões.

Um dos eventos mais esperados foi realizado na Câmara Municipal, que prestou uma grande homenagem a três mulheres do município pelos trabalhos sociais desenvolvidos. Condecoradas com a medalha Sarah Kubistchek, de autoria da presidente Dalva Berto, a empresária Célia Cedran, a jornalista Roseli Bernardo e a vice-presidente do Grupo Rosa e Amor, Suely Schiavinato, tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Câmara e suas histórias de dedicação ao voluntariado foram contadas a partir de um documentário produzido pela TV Câmara, na presença de autoridades, representantes de associações. A solenidade também reservou uma palestra com a engenheira agrônoma e participante de movimentos feministas que incentiva a participação da mulher na política, Nancy Thame.

Dentre os demais eventos, não faltou público para o Cine Mulher com o filme “Vestida para casar”, seguido de um debate com a palestrante Maria Goreti Abreu de Almeida realizado na Sala Ivan Fleury no paço municipal e para a reunião do Clube de Mães que realizaram diversas atividades como uma palestra motivacional ministrada por Lourdes Manhani.

Para fechar com chave de ouro a ação “Mulheres em Movimento” realizada no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) e também no Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (CAUE), no último dia do evento, reuniu serviços de saúde com feira de produtos e artesanato além de apresentações culturais

Das 09 da manhã até 16h a população teve a oportunidade de ficar em dia com a saúde utilizando serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, glicemia, exame de colesterol, mamografia, prevenção de câncer de colo de útero, orientação odontológica, nutricional dente outros. “Essa foi uma das grandes ações da Semana, pois o dia foi reservado para a realização de serviços de saúde que normalmente precisam de agendamento. As mulheres chegaram nos locais e foram atendidas na hora. Pensamos na ação desta forma: um dia voltado a saúde da mulher. E este ano também tivemos uma maior participação dos homens que também marcaram presença ao lado das mulheres”, analisou Dalva.

O evento também contou com orientação jurídica da OAB pela comissão da Mulher Advogada onde as mulheres puderam tirar dúvidas nas áreas civil, criminal, familiar, defesa da mulher e infância e juventude. A praça de alimentação ficou por conta da barraca da Asserutil com venda revertida a associação que congrega diversas Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade no município. Já a feira contou com várias opções de artesanato, jóias, bazar, moda feminina e teve até degustação de produtos naturais.

Para Dalva, é importante enaltecer e homenagear todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso da 4ª Semana da Mulher a saber: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Associação dos Clubes de Mães, Grupo Rosa e Amor, Comissão da Mulher Advogada, Associação das Entidades Assistenciais e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos (Asserutil), Unilever, Avon e Herbarium.



Vereadores e diplomados na 4ª Semana da Mulher Valinhense

4ª Semana da Mulher Valinhense: Dalva homenageia Dra. Cida Palota

Depois de ter seu trabalho reconhecido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, no último dia 5 de março, no auditório do Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, recebendo ao lado de Ângela Maria Maluf, José Henrique Reis Lobo, Maria Lucia Alckmin, Marilda Pansonato Pinheiro, Ministério da Mulher Adventista e Tânia Di Giácomo do Lago, a Medalha Ruth Cardoso por sua luta pelos direitos da mulher, a diretora do Departamento Administrativo da Câmara, dra. Maria Aparecida Palota, também foi homenageada na sessão da terça-feira, dia 9.

Desta vez, a homenagem partiu da presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB), que através de requerimento de votos de aplauso e reconhecimento, enalteceu a conquista e o trabalho desenvolvido pela advogada e amiga.

Segundo Dalva, a entrega da Medalha Ruth Cardoso à dra. Cida é um justo reconhecimento na sua luta de longa data em favor dos direitos feministas. “Mulher de personalidade forte e combativa, dra. Cida foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sendo uma das responsáveis pela aprovação da lei que criou o Fundo Especial da Mulher”, destacou.

Dalva também enalteceu o trabalho da mulher, que como companheira de partido, muito a tem ensinado. “Sua experiência na luta pela causa da mulher muito tem me ajudado a desenvolver meu trabalho como vereadora e hoje como presidente da Câmara, quando busco também auxiliado por ela ampliar os horizontes de participação da mulher valinhense”, afirmou.

Para a presidente da Câmara, o exemplo de luta e dedicação da advogada dra. Cida é uma importante motivação para as mulheres valinhenses. “Dra. Cida é uma mulher forte que aprendeu a lutar por seus direitos e sempre foi incansável na luta pelos direitos de nós mulheres, mas o que mais me surpreende é o fato dela, com toda sua bagagem e experiência, se dedicar a ensinar, cada vez mais, as mulheres a lutarem por seus direitos”, disse Dalva.

Dalva também destacou em seu requerimento a importância da Medalha concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, que atualmente é presidido pela dra. Rosemary Corrêa, mais conhecida como delegada Rose, que também foi a responsável pela implantação da 1ª Delegacia da Mulher. A Medalha Ruth Cardoso foi criada em comemoração aos 25 anos de existência do Conselho para ser entregue a personalidades civis, militares e entidades que tivessem papel de destaque na luta pelos direitos da mulher. A professora Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, teve ativa participação nas lutas e conquistas da mulher e na criação do próprio Conselho, sendo inclusive conselheira.





Dalva Berto, Maria Lucia Alckmin e dra. Cida Palota na entrega da Medalha Ruth Cardoso





Dra. Márcia Camargo Franzese (Grupo Rosa e Amor) recebem homenagens na Câmara

segunda-feira, 29 de março de 2010

4ª Semana da Mulher Valinhense: Medalha Sarah Kubistchek

Como não poderia deixar de ser, no mês de março, a vereadora Dalva Berto participou de importantes atividades referentes ao 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Dentro das atividades da 4ª Semana da Mulher Valinhense, destacamos:


Câmara premia mulheres com Medalha Sarah Kubitschek

Em sessão solene, a Câmara de Valinhos premiou na noite do dia 10 de março, com a Medalha Sarah Kubitschek, as mulheres valinhenses Célia Cedran, Suely Schiavinato e Roseli Bernardo por realizarem relevantes trabalhos sociais no município e também por suas lutas em defesa dos direitos da mulher.

Presidida pela presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB)- que também é a autora do projeto de decreto legislativo que instituiu a Medalha- a sessão contou com a participação de diversas mulheres do município, além dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Aguiar (PMDB), Scupenaro (PMDB), Lourivaldo (PT) e familiares das homenageadas. Além da presidente do Legislativo, fizeram parte da mesa a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Sueli Maróstica; a presidente do Clube de Mães de Valinhos, sra. Maria do Carmo; a presidente do Grupo Rosa e Amor, dra. Dra. Márcia Camargo Franzese; a presidente nacional do PSDB Mulher, Nancy Thame e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira.
Também prestigiaram a cerimônia o ex-prefeito e ex-vereador Luiz Bissoto e o ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara dr. Ruy Meirelles.

A presidente Dalva Berto, em seu discurso, lembrou a luta das mulheres para conquistar o seu espaço e colocou exemplos de como a mulher deve continuar trabalhando para ganhar notoriedade em diversas áreas. “É uma satisfação presidir essa sessão quando a Câmara está homenageando três valorosas mulheres especiais que bem representam todas nós: donas de casa, mães, profissionais liberais, enfim, mulheres guerreiras, sábias, emotivas, dedicadas, valentes, sensíveis e muitos outros adjetivos”, afirmou Dalva Berto.

O vereador Lourivaldo (PT) saudou todas as mulheres, principalmente as homenageadas e aproveitou para destacar o trabalho das vereadoras que já ocuparam cadeiras na Câmara bem como a figura da presidente Dalva Berto que foi a única mulher da história a presidir o Legislativo valinhense. Já o vereador Clayton Machado (PSDB) lembrou um pouco da história das homenageadas ressaltando o quanto elas foram e são importantes para sociedade. Scupenaro (PMDB) lembrou como a harmonia familiar entre homem e mulher é importante para o seio familiar, demonstrado pela história das homenageadas. O vereador Aguiar (PMDB) também fez questão de reiterar o trabalho essencial realizado pelas mulheres que receberam a medalha, além de felicitar todas as presentes pela Semana da Mulher.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher também fez o uso da palavra lembrando da importância de se lutar pela causa feminina, além de se destacar a maciça participação de milhares de mulheres na Marcha Mundial que passou por Valinhos. Já a presidente nacional do PSDB Mulher, Nancy Thame realizou uma apresentação também a respeito da evolução das conquistas da mulher e fez uma reflexão de como as mulheres poderão estar no futuro e de como elas poderão estar preparadas.

Após os pronunciamentos, foram exibidos vídeos produzidos pela TV Câmara que contou um pouco da história de Sarah Kubitschek, a quem deu nome à Medalha, além das histórias das homenageadas com a honraria.

A cerimônia contou ainda com a apresentação do quarteto feminino “Hamoni” que encantou a todos os presentes no Plenário Ulisses Guimarães.

Homenageadas

A jornalista Roseli Bernardo foi premiada por sua ampla lista de serviços prestados à comunidade através de seu ofício. Roseli participou ativamente da fundação do Recanto dos Velhinhos, dos Clubes de Mães, da Rádio Comunitária de Valinhos, da criação de projetos como Miss Simpatia da APAE e da fundação da Nova escola de Valinhos, que teve origem após a publicação de um editorial de sua autoria, em 1988, na Folha de Valinhos, que questionava a falta de vagas nas escolas da cidade.

Já Célia Cedran, de família tradicional na cidade, foi lembrada por sua trajetória em ações de solidariedade e generosidade, que tiveram início na Padaria Fidalga após seu casamento com Luiz Cedran, onde atendiam famílias carentes da cidade. Trabalho esse que se estendeu através da Sorveteria Soaki e culminou com sua participação ativa, ao lado do marido, na Sociedade São Vicente de Paula, Conferência São Francisco de Assis no Country Club e na fundação da sede dos Vicentinos.

Sueli Schiavinatto foi homenageada por sua trajetória como fundadora do Movimento de Equipes de Casais de Nossa Senhora, em 1962; por seu pioneirismo no Clube de Mães de Valinhos, sendo uma das primeiras orientadoras do movimento, por sua liderança no trabalho que possibilitou a recuperação do painel da sala de recepção da Santa Casa e, especialmente por seu trabalho de acolhedora no Grupo Rosa e Amor, do qual é vice-presidente e ao lado da presidente Dra. Márcia Franceze desempenham um importante trabalho na cidade na orientação e auxílio às mulheres portadoras do câncer de mama.

Medalha
A Medalha Sarah Kubitschek, instituída pelo decreto legislativo 01/2009, de autoria da vereadora Dalva Berto, tem por objetivo homenagear mulheres e instituições que se destacam na luta pelos seus direitos e nos mais variados trabalhos sociais, e que, com desprendimento, abraçam causas em nossa cidade e pelo seu destaque, tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem de total dedicação à inúmeras causas sociais e que merecem reconhecimento.


Nancy Thamy, Sueli Schiavinato, Dalva Berto, Roseli Bernardo, Célia Cedran, Aguiar, Clayton e Scupenaro

quarta-feira, 24 de março de 2010

Presidente Dalva Berto parabeniza autor do livro “Do Outro Lado do Balcão”

A presidente Dalva Berto (PSDB), por meio de voto de aplauso e reconhecimento, parabenizou o economista João Batista Pozzuto pelo lançamento do livro “Do Outro Lado do Balcão”, realizado com sucesso na Galeria João do Monte.

De acordo com a presidente, o livro traz histórias que Pozzuto resgatou ao longo de sua trajetória de trinta e quatro anos de trabalho, atendendo fregueses que diariamente compareciam ao balcão do armazém da família. “Como bem relata o autor, o balcão funcionava quase como um consultório de terapia, onde as pessoas se relacionavam, trocavam até confidências, mas era um tempo que prevalecia o diálogo, a honestidade e a vontade de fazer as coisas certas”, afirmou.

Assim como Valinhos teve o ciclo do café, cana de açúcar, olaria, entre outros, o armazém foi um símbolo de várias gerações, principalmente por representar na maioria das vezes empresas familiares que eram passadas de pai para filho. O armazém resistiu bravamente na Avenida Onde de Agosto nº 774, até encerrar suas atividades em fevereiro de 2007. “Num texto leve, agradável, bem humorado, mas com grande sensibilidade humana, João Pozzuto resgata nesse trabalho parte da história da nossa cidade”, ressaltou Dalva.

terça-feira, 23 de março de 2010

Câmara quer solução para cratera no Parque Portugal

Uma moção, de autoria da presidente Dalva Berto (PSDB), assinada por todos os vereadores presentes na sessão do último dia 2, e um requerimento de autoria do vereador Lourivaldo (PT), pedem uma solução para uma cratera aberta há mais de dois anos entre as ruas Fátima e Mirandela no Parque Portugal.

De acordo com o vereador Lourivaldo, que teve seu requerimento aprovado, as obras realizadas pela Prefeitura foram interrompidas há um ano, motivo que levou a população a fazer um protesto simulando uma festa pelo aniversário para lembrar um ano da paralisação das obras no bairro. “A obra foi licitada em R$ 70.842,00 e já era para estar concluída. Tenho a informação de que a empresa já recebeu, não finalizou as obras e o buraco continua lá”, afirmou o vereador.

Já na moção, também aprovada por unanimidade, a presidente Dalva Berto listou diversos requerimentos dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PTB), Lourivaldo (PT) e da própria vereadora que, desde 2007, vem cobrando ações do Executivo para a solução dos problemas. “A manifestação dos moradores do Parque Portugal foi das mais legítimas e deve ser aplaudida, uma vez que conforme documentos que nos foram enviados pelo Executivo o contrato foi assinado em janeiro de 2009, e conforme a clausula quarta, o prazo para execução dos serviços especificados seria de 45 dias contados a partir da data da assinatura”, justificou a presidente que pediu medidas imediatas no local.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Presidente Dalva Berto solicita melhorias de acesso ao bairro Beira Rio


A presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), solicitou, mais uma vez, informações a respeito do andamento de obras que se fazem necessárias no acesso ao bairro Beira Rio que inclui a pavimentação da Rua Ernesto Ponchio, sustentação da ponte localizada no mesmo endereço que dá acesso ao Jardim São Marcos e, também, corte do mato na região.

De acordo com a presidente, a solicitação é para reiterar as melhorias no local que foram reivindicadas desde 2007, quando a Prefeitura enviou respostas à vereadora dizendo que se fazia necessário efetivar o recebimento em doações de áreas de imóveis lindeiros, destinadas a abertura e ao prolongamento da rua e licenciamentos ambientais. Ainda segundo a presidente, a Prefeitura comunicou, na época, que as obras de infra-estrutura necessárias, inclusive asfaltamento era de total responsabilidade do empreendedor. “Peço ao líder de governo, vereador Israel Scupenaro, que leve essa reivindicação ao prefeito para que ele possa tomar as medidas necessárias para resolver esse problema que se arrasta por tantos anos”, solicitou a presidente.
Com a apresentação de fotos do local, Dalva ainda afirmou que, com as chuvas, um muro de arrimo que sustentava a ponte caiu, dificultando ainda mais o acesso dos moradores.
O vereador Clayton Machado (PSDB) também subiu a tribuna para ratificar os pedidos da presidente. “Não são questões difíceis e, por isso, já deveriam ter sido resolvidas. São cidadãos que merecem respeito, nos procuraram constantemente e vivenciam dia-a-dia uma situação difícil, por isso faço um apelo para que o prefeito resolva essa situação com urgência”, solicitou.
Já o vereador Lourivaldo (PT) destacou que o bairro está sendo prejudicado, pois não há infraestrura como posto de saúde e escola o que aumenta a dependência de acesso aos bairros vizinhos. “As crianças vão a pé para a escola e sequer tem meios de transporte para chegar ao local. O bairro não está regularizado, não há asfalto. Não é justo o morador pagar IPTU e não ter acesso digno”, desabafou.

Para o vereador Paulo Montero (PMDB) seria necessário que o prefeito enviasse um projeto de Lei para regularizar o empreendimento e permitir que as obras possam ser realizadas. “Tenho acompanhado de perto esse processo e acredito que essa seria uma forma viável para resolver de vez esse impasse. Precisamos de uma solução jurídica para isso”.

Dr. Moysés Abujadi (PTB) sugeriu que a Prefeitura execute as obras e cobre do empreendedor. “Temos que solicitar ao prefeito que se cumpra. Estamos aqui para defender a população, se for preciso fazer uma reunião com promotor, empreendedor, prefeito, vereadores, que se seja feita”.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dalva visita obras da creche do Parque Portugal




Aproveitando a visita que fez ao Parque Portugal no último sábado, dia 27, por ocasião da inauguração das novas salas de aula da EMEB Professora Marli AP. Boreli Bazetto, a presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB), também foi vistoriar as obras de construção do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) creche do bairro, uma obra que atendeu reivindicação dos moradores do bairro e, que desde 2005, quando assumiu a Câmara pela primeira vez Dalva se empenhou para que concretizasse.

“Foram muitas reuniões e muitos pedidos dos moradores para que esta importante obra social acontecesse”, afirma. Segundo ela, o Parque Portugal é um bairro muito populoso e distante do centro da cidade e lá há muitas mães que precisam trabalhar para ajudar no sustento da casa, mas sem condições de pagar transporte ou uma creche particular para seus filhos pequenos.
Além das reuniões, da tribuna da Câmara e por requerimentos endereçados ao prefeito Marcos, Dalva constantemente cobrou a realização da obra. “Levantamentos do Conselho Tutelar sempre mostraram que a região era uma das que mais possui crianças em idade de creche e sem atendimento”, afirma.

A obra iniciada em 2009, em área de 2.780 metros quadrados , localizado em frente à EMEB professora “Marli Aparecida Borelli Bazetto”, está sendo construída com recursos provenientes do programa “Pró-infância” do Ministério da Educação da ordem de R$ 941.200 e uma contrapartida da Prefeitura de R$ 156.300. O convênio prevê também equipar e mobiliar a unidade, quando ela estiver concluída, com o repasse desde móveis, utensílios e computadores.
Foi em visita a Brasília em 2007, juntamente com o prefeito Marcos que Dalva conheceu o programa “Pró-infância” e de pronto reivindicou junto ao Ministério uma unidade para Valinhos, especificamente para atender o Parque Portugal. “Quando soube do projeto quis logo saber como funcionava e vi de perto a maquete da unidade, que é construída nos mesmos moldes em todo Brasil ”, afirmou.

O novo CEMEI terá 1.118,48 metros quadrados de construção distribuídos em setores: para atendimento das crianças, administrativo, de serviços, multiuso, pátio, refeitório e anfiteatro.
A visita de Dalva às obras da CEMEI Parque Portugal foi acompanhada pelo secretário de Educação Zeno Ruedell e pelo secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, que lhe deu detalhes sobre o andamento das obras que estão em estágio bem avançados. “A creche devia estar pronta ainda neste semestre, mas segundo o engenheiro Alves as chuvas atrapalharam o cronograma e ela deverá ser entregue no segundo semestre. É uma conquista merecida dos moradores do Parque Portugal”, explicou Dalva.

Quando estiver pronta a CEMEI Parque Portugal irá atender 120 crianças, em idade até 3 anos e 11 meses permanecerão na unidade em período integral e as de 4 e 5 anos ficarão meio período na creche e o outro tempo na EMEI (Escola Municipal do Ensino Fundamental), que funciona em prédio localizado próximo ao CEMEI.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dalva esteve com Geraldo Alckmin e reiterou pedido de ETEC




A presidente da Câmara Dalva Berto (PSDB) foi recebida em audiência pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento e pré-candidato ao Governo de São Paulo, Geraldo Alckmin no último dia 10 de fevereiro. “Foi um encontro descontraído, no qual o Secretário demonstrou ser conhecedor de nossas necessidades”, disse Dalva.

Dentre os pedidos feitos, apesar de não ser de sua pasta, Dalva solicitou ao Secretario ajuda para que Valinhos possa receber uma unidade do Poupa Tempo ou a possibilidade de que o Poupa Tempo Móvel possa estar mais vezes em Valinhos. “Falei sobre o sucesso que foi a vinda do Poupa Tempo na cidade no início de janeiro e a importância da instalação de uma unidade para a cidade e ele se comprometeu a fazer gestão para que para nossa cidade fosse contemplada”, comentou.

Entre os pedidos, estava o da implantação de uma Escola Técnica (ETEC). “Quando Alckmin era governador eu e o vereador Clayton, apresentamos o pedido para a instalação de uma FATEC e uma ETEC, pedidos estes reiterados pelo prefeito e vereador Clayton Machado (PSDB). A nossa cidade tem demanda para novos cursos profissionalizantes e nossos jovens querem melhores oportunidades”, disse.

Segundo Dalva, no mesmo momento o Secretário solicitou informações sobre a implantação das ETECs e FATECs no estado e perguntou sobre a situação de Valinhos. “Ele foi de uma atenção incrível quando o assunto foi ETEC. Disse que para começar poderá remanejar uma classe da ETEC Campinas para Valinhos”, afirmou.
Para Dalva, a ETEC em nossa cidade é quase uma realidade. “O que é necessário é o espaço quer para uma sala ou para uma escola, para que a Secretaria possa implantar a ETEC ainda neste semestre”, disse Dalva.

Aproveitando a oportunidade os dois também conversaram sobre política. Dalva como presidente do diretório do PSDB de Valinhos, entregou ao Secretario fotos do período em que Alckmin foi candidato ao governo do Estado, quando o Conselho Político do qual faz parte em São Paulo optou por apoiá-lo. “Lembro-me da reunião da qual fiz parte e por maioria absoluta dos membros resolveram declarar o apoio à Alckmin”, afirmou.

Alckmin, que deve se licenciar do cargo no final de março para disputar o governo do Estado, agradeceu a lembrança e aproveitou para solicitar o empenho do PSDB valinhense em torno de sua campanha. “Expliquei a ele que estamos nos organizando e que iremos nos empenhar muito em sua campanha. Já para 2012, quando teremos eleições para prefeito e vereador, Alckmin já nos garantiu seu apoio”, finalizou Dalva.

terça-feira, 16 de março de 2010

Presidente Dalva Berto recebe presidente da Câmara de Americana e vereador de Louveira

A presidente da Câmara de Valinhos, Dalva Berto (PSDB), junto do vereador Clayton Machado (PSDB), recebeu na última terça-feira (3), o presidente da Câmara de Americana, vereador Cauê Macris (PSDB) e o vereador de Louveira, Reginaldo Lourençon (PSDB), que vieram conhecer a estrutura do legislativo valinhense.

Na visita, os vereadores conheceram todo o prédio da Câmara, além de conferirem o funcionamento da TV Câmara. Para eles, a troca de experiências entre as Câmaras da região é de extrema importância para o desenvolvimento dos trabalhos legislativos em cada cidade. “Estive visitando as Câmaras de diversas cidades da RMC para conhecer o funcionamento e projetos desenvolvidos pelas presidências. Dessa forma, podemos somar e trocar conhecimento para aplicar em nosso trabalho”, justificou Macris, que é filho do deputado federal Varderlei Macris (PSDB).

Em concordância com o discurso dos vereadores, a presidente Dalva Berto pôde explanar sua experiência a frente do legislativo, sendo a única mulher que, atualmente, preside uma Câmara Municipal em toda a RMC. “Assumi a Câmara em um momento turbulento com uma decisão inédita da justiça que anulou a mesa diretora e pediu nova eleição da qual fui eleita. Passamos por diversos problemas, inclusive financeiros, mas conseguimos driblar as dificuldades, reequilibrar as contas e dar a volta por cima. Hoje, a Câmara de Valinhos está com seus trabalhos otimizados e com uma gestão eficiente pautada na transparência”, afirmou.