Neste domingo, 5 de fevereiro, celebra-se o Dia Nacional da Mamografia, estudo radiológico das mamas. Segundo pesquisas realizadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 52 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados em 2012. Estudos apontam que as taxas de mortalidade pela doença continuam elevadas, muito provavelmente porque o diagnóstico ainda é mais comum em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia, que detecta a doença em seu estágio inicial, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, afinal o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo (atrás do câncer de pulmão).
A data tem o objetivo de chamar a atenção e conscientizar as mulheres da importância do exame. O direito à mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) está previsto em lei, e as chances de cura do câncer de mama são de 95%, quando diagnosticado na fase inicial.
Apesar das campanhas, apenas cerca de 30% das mulheres fazem o exame. Por isso, fundamental que as mulheres se conscientizem de que este é um exame que pode salvar vidas.
Uma auditoria feita pelo Ministério da Saúde, em maio de 2011, detectou que 85% dos mais de 1,5 mil mamógrafos existentes na rede pública estão em funcionamento, número duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira.
A data para lembrar o Dia Nacional da Mamografia foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade.
A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer exame gratuito, segundo recomendação médica.
Dia Municipal da Mamografia
Em 2006, preocupada com o diagnóstico tardio do câncer de mama, que muitas vezes impossibilita o tratamento mais correto desta doença que atinge milhares de mulheres, a Vereadora Dalva Berto criou o Dia Municipal da Mamografia, em todo 7 de março.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário