segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vereadora Dalva Berto pede especial atenção à saúde do homem

Pesquisas mostram que os homens são mais resistentes aos cuidados com a saúde. É comum só procurarem um médico após a insistência de familiares ou quando os sintomas já estão agravados, o que pode dificultar tratamentos e aumentar o sofrimento com doenças.

Este tipo de comportamento contribui para uma triste realidade, hoje, a cada três pessoas adultas que morrem no Brasil, duas são homens, segundo informações do Ministério da Saúde. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e são as principais vítimas de doenças do coração, câncer, colesterol e hipertensão. Também possuem maior tendência à obesidade e exposição aos acidentes de trânsito e trabalho.

Preocupada com esta situação, a vereadora Dalva Berto propôs , a lei 4.501, que institui o Programa Municipal de Saúde do Homem, durante toda a semana do dia 12 de setembro de cada ano.

O objetivo desta data é o de promover ações e programas de prevenção das doenças que acometem a população masculina e de quebrar tabus, principalmente em relação às doenças relacionadas ao sistema reprodutor e urinário, como as infecções, cálculos renais, incontinência urinária e doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.
E a vereadora alerta que quando se fala em saúde, não há limites de idade, do adolescente ao idoso, todos os homens estão incluídos neste programa, que dará ainda, especial atenção aos rins, bexiga e próstata.
Também é muito importante o caráter educativo do Programa, que deve implementar campanhas de esclarecimentos sobre os riscos, cuidados e medidas de prevenção e combate às doenças.

A Vereadora Dalva Berto ressalta ainda “a importância da conscientização da população masculina sobre sua saúde e a necessidade de realização de consultas periódicas”. A lei determina também que o Programa ofereça informações e alertas sobre o uso de bebidas alcoólicas, a prática do tabagismo e outros tipos de drogas e que incentive a prática de esportes, que possam contribuir para uma vida mais saudável à população masculina de Valinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário