Esta data, que tem grande importância cívica, foi marcada também pela participação de entidades, que veêm nesta data uma oportunidade de alertar a população para a busca pela cidadania e direitos.
A Vereadora Dalva Berto, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e muitas mulheres valinhenses, participou da caminhada com a campanha "Só 1 tapinha dói".
O que é violência contra a mulher?
Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.
A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário