terça-feira, 27 de setembro de 2011

27 de setembro - Dia do Idoso

Hoje, dia 27 de setembro, comemora-se o Dia do Idoso.

Vereadora Dalva Berto, em visita ao recanto dos Velhinhos, no início deste mês

(A Vereadora Dalva Berto, em visita ao Recantos dos Velhinhos, no início deste mês)

Faltam números mais recentes, mas é sabido que o número de idosos no planeta jamais foi tão grande em toda a história, isso é um claro sinal de que a qualidade de vida melhorou, muitas doenças hoje já são controladas e já se sabe muito mais sobre a saúde do idoso. Tudo isso se reflete em uma população maior de pessoas com mais de 60 anos. A maioria delas concentrada no continente europeu.

Em 1995, já eram 578 milhões e as previsões dão conta de que daqui a 30 anos este contingente irá representar 40% da população da Alemanha, do Japão e da Itália, este, inclusive, o único país no mundo a ter mais pessoas acima de 65 anos do que com menos de 15. A estimativa é de que, até a primeira metade do século XXI, demais países industrializados cheguem a esse patamar.

Em 2050, a expectativa de vida nos países desenvolvidos será de 87,5 anos para os homens e 92,5 para as mulheres (contra 70,6 e 78,4 anos em 1998). Já nos países em desenvolvimento, será de 82 anos para homens e 86 para mulheres, ou seja, 21 anos a mais do que hoje, que é de 62,1 e 65,2.

No Brasil, não é diferente, andando pelas ruas, é possível ver grande quantidade de idosos em plena atividade. Os programas de medicina preventiva, a redução das taxas de mortalidade infantil ou prematura, m a esperança de vida, combinadas a uma nutrição adequada, saneamento e tratamento de água ou pelo uso de vacinas e antibióticos.

Tudo isso reforça a idéia de que o poder público precisa cada vez mais estar do com a qualidade de vida desta parcela da população, pois é fundamental que os idosos possam aproveitar a terceira e melhor idade com saúde.

A Vereadora Dalva é autora do Projeto de lei, de 2009, que cria a Academia das Terceira Idade. A Vereradora, já afirmou na Câmara: “Em Valinhos a previsão é que a Academia seja instalada no CLT, porém temos outras praças no município que também poderão ser implantadas seja por meio da parceria pública como também privada”e reafirmou: “Temos dezenas de praças em nosso município que podem receber os equipamentos como a praça 500 anos, Washington Luiz, dentre outras, pois é um meio de descentralizar o uso dos aparelhos, incluindo também as pessoas portadoras de deficiência”, complementou.



Fonte: IBGE

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dalva Berto fala no Jornal Notícias sobre a redução do número de vereadores

Dalva Berto esteve na APAE prestigiando o excelente trabalho desta instituição

No último dia 9, a Vereadora Dalva Berto visitou a APAE, de Valinhos, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o excelente trabalho que esta instituição presta à sociedade.

Na APAE, a Vereadora foi recebida pela diretoria da instituição, que explicou o trabalho realizado por eles e mostrou as ampliações que estão sendo realizadas para melhorar ainda mais o atendimento que é prestado aos portadores de necessidades especiais.

Mais uma vez, a Vereadora Dalva Berto se mostrou sensível à situação e está se empenhando para a captação de verbas para que estas melhorias possam ser realizadas.


Dalva Berto visita Recanto dos Velhinhos

No dia 9 de setembro, a Vereadora Dalva Berto, visitou o Recanto dos Velhinhos. A entidade, que atende cerca de 50 idosos, vem passando nos últimos tempos por reformas que visam atender melhor aos velhinhos.

Já foram construídas uma academia e um circuito para a realização de atividades físicas, tão importantes para a saúde. Agora, os investimentos estão voltados para a reforma dos quartos dos idosos.

A Vereadora Dalva, consciente do excelente trabalho realizado pela administração do Recanto dos Velinhos, e da necessidade da reforma, tem procurado o apoio de deputados para a liberação de verbas que possam continuar promovendo as tão importantes reformas naquele espaço.




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vereadora Dalva Berto pede especial atenção à saúde do homem

Pesquisas mostram que os homens são mais resistentes aos cuidados com a saúde. É comum só procurarem um médico após a insistência de familiares ou quando os sintomas já estão agravados, o que pode dificultar tratamentos e aumentar o sofrimento com doenças.

Este tipo de comportamento contribui para uma triste realidade, hoje, a cada três pessoas adultas que morrem no Brasil, duas são homens, segundo informações do Ministério da Saúde. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e são as principais vítimas de doenças do coração, câncer, colesterol e hipertensão. Também possuem maior tendência à obesidade e exposição aos acidentes de trânsito e trabalho.

Preocupada com esta situação, a vereadora Dalva Berto propôs , a lei 4.501, que institui o Programa Municipal de Saúde do Homem, durante toda a semana do dia 12 de setembro de cada ano.

O objetivo desta data é o de promover ações e programas de prevenção das doenças que acometem a população masculina e de quebrar tabus, principalmente em relação às doenças relacionadas ao sistema reprodutor e urinário, como as infecções, cálculos renais, incontinência urinária e doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.
E a vereadora alerta que quando se fala em saúde, não há limites de idade, do adolescente ao idoso, todos os homens estão incluídos neste programa, que dará ainda, especial atenção aos rins, bexiga e próstata.
Também é muito importante o caráter educativo do Programa, que deve implementar campanhas de esclarecimentos sobre os riscos, cuidados e medidas de prevenção e combate às doenças.

A Vereadora Dalva Berto ressalta ainda “a importância da conscientização da população masculina sobre sua saúde e a necessidade de realização de consultas periódicas”. A lei determina também que o Programa ofereça informações e alertas sobre o uso de bebidas alcoólicas, a prática do tabagismo e outros tipos de drogas e que incentive a prática de esportes, que possam contribuir para uma vida mais saudável à população masculina de Valinhos.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vereadora Dalva Berto anuncia sua saída do PSDB




Na sessão de Câmara da última terça-feira, familiares, amigos e pessoas que sempre ajudaram Dalva em sua carreira política estavam no plenário para acompanhar o anúncio da vereadora, que traria um grande impacto na política local. Ela comunicou ainda na primeira parte da sessão, no pequeno expediente, a sua desfiliação do PSDB. Em tom de desabafo, Dalva Berto fez um discurso carregado de emoção e falou de sua trajetória no partido, de seu lançamento como pré-candidata a prefeita e do desenrolar de sua decisão de concorrer na próxima eleição ao posto de chefe do Executivo dentro do partido, que teria culminado em um isolamento dela e de seus apoiadores nas decisões do diretório tucano no município.

Entre os familiares de Dalva estavam seus filhos Bruno, Danilo e Juliana, o marido Neivaldo Berto e seu pai Luiz Dias da Silva, o genro José de Souza Neto e a nora Gláucia Brogliato Berto. Também estavam presentes na sessão o líder da igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém em Valinhos, pastor Antonio Constantino Vieira, e demais pastores da cidade que apóiam a vereadora.

Dalva disse que sua missão é difícil, mas com ajuda que sempre teve iria realizá-la. “Embora esteja eu com problemas pessoais fortíssimos, compareço perante todos para dar satisfação de uma importante e difícil decisão que tomei no dia de hoje [terça-feira]. Iniciei minha missão política no PSDB e isto eu jamais vou esquecer. Por este partido fui eleita vereadora e depois reeleita. Por isso, meus laços com os companheiros do PSDB jamais se romperão. Continuo admirando a maioria, afinal, estas pessoas se tornaram parte da minha história. O meu crescimento e amadurecimento político me levam a renunciar aos meus

interesses pessoais e assumir outras missões e tarefas, afinal como dizia o poeta ‘o tempo não para’. Nesta manhã [terça-feira] entreguei um documento no qual solicito a minha desfiliação do PSDB. Todos devem imaginar o que isto significa. Teremos dias duros pela frente, e para isto quero ampliar ainda mais as minhas amizades e minha representatividade política”.

Segundo Dalva, “a luta por espaço dentro do PSDB estava insuportável e desigual. O caminho do partido foi traçado sem me consultar e sem que os dirigentes levassem em conta as regras do estatuto do partido”, acusou.

Isolamento


A situação de Dalva Berto começou a ficar complicada dentro do partido, de acordo com ela, desde que manifestou sua intenção de ser pré-candidata a prefeita. “A direção partidária fechou as portas para mim. Fui totalmente excluída. Hoje não tenho nenhum espaço no partido. Todos os meus apoiadores foram retirados da direção partidária. Diante de total falta de democracia interna e de total falta de transparência nas decisões internas, restou-me partir. De coração partido, me desfiliei do PSDB, mas a vida continua, não sou a primeira, não serei a última. A Constituição diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. Assim, vou cumprir meu mandato o qual foi dado pelo povo e em seu nome o exerço. Cheguei aqui pelas mãos e pelos votos da minha comunidade, continuarei esta missão respeitando a todas as mulheres e todos os homens de bem que confiaram em mim”.

Aos ex-companheiros de partido, Dalva desejou sorte e sucesso. “Para os amigos que lá permanecem, peço compreensão e

respeito, pois assim tratarei a todos. Coloco-me à disposição para o diálogo em favor da nossa cidade”.



Fazer o melhor

Conforme explicou Dalva Berto em seu discurso, o que importa é fazer o melhor para o povo, “deixar as nossas vaidades de lado. Eu tenho aprendido com Deus, com nosso pastor que tem nos ensinado dentro da Palavra de Deus, que se alguém lhe pedir a túnica, lhe dê a capa também. É isso que eu disse um dia, quando fui pressionada, presidente do partido que fui, a deixar o partido, entregar a presidência do partido a outro, e eu me desprendi de tudo, entreguei a presidência do partido acreditando no ideal maior, acreditando na união de todos. Mas, não foi assim que aconteceu. Daí para frente continuei sendo discriminada, continuei sendo desprezada”.

Dalva revelou que muitos partidos a procuraram, mas que decidiu permanecer calada sem sinalizar para onde vai. Ela explicou que o momento agora é de reflexão, de estar com a família. “Não sei do meu futuro político, o que vou fazer, mas sei que eu tenho o apoio de todos aqueles que estão aqui junto comigo, chorando, rindo, nos momentos alegres e difíceis da minha vida. Eu tenho muito orgulho de ser vereadora desta cidade, de ter sido presidente desta Casa, e ter sido a 1ª mulher presidente deste Legislativo, e sei que exerço minha função com dignidade e respeito a todos que aqui estão e todo povo que aqui esteve ou entrou aqui”, finalizou Dalva e foi aplaudida em pé pelo publico presente.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comissão de Vereadores, presidida pela Vereadora Dalva Berto, quer Ficha Limpa para Secretários e Diretores de Valinhos

A Comissão que estuda a revisão da Lei Orgânica Municipal de Valinhos, presidida pela Vereadora Dalva Berto, aprovou na última quinta-feira, dia 8 de setembro o projeto de emenda que trata da Ficha Limpa para os Secretários e Diretores municipais.

A Comissão, que tem como relator o Vereador Ismael Scupenaro e como membros os Vereadores Antonio Soares Gomes Filho (Tunico), José Aparecido Aguiar, Fábio Aparecido Damasceno, José Henrique Conte, Lourivaldo Messias de Oliveira (que justificou ausência) e Lobo (que não compareceu à esta reunião), entende a necessidade de se instituir este importante instrumento para prevenir e evitar a corrupção.

Com a aprovação da emenda, não poderão ser nomeados ou exercer cargos de Secretários ou Diretores Municipais os indivíduos condenados em última instância.

O 7 de setembro, em Valinhos foi marcado pela grande participação popular

O 7 de setembro deste ano, em Valinhos, foi marcado por grande participação da população, tanto desfilando, quanto assistindo ao desfile.

Esta data, que tem grande importância cívica, foi marcada também pela participação de entidades, que veêm nesta data uma oportunidade de alertar a população para a busca pela cidadania e direitos.

A Vereadora Dalva Berto, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e muitas mulheres valinhenses, participou da caminhada com a campanha "Só 1 tapinha dói".

O que é violência contra a mulher?


Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.

A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.




terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dalva Berto prestigiou premiação dos agricultores

No último sábado, dia 3 de setembro, a Vereadora Dalva Berto esteve prestigiando a premiação dos melhores agricultores da Festa do Figo de 2011.

Mais uma vez ficou evidente a importância da festividade para a cidade, tanto para a economia quanto para o turismo de Valinhos. A cada ano, é evidente o cuidado e o empenho para que a Festa do Figo seja melhor e os produtores rurais tem se mostrado cada vez mais profissionais na busca pela qualidade de seus produtos. Parabéns a todos os participantes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mulheres desfilarão no 7 de setembro em Valinhos

A Vereadora Dalva Berto convida as mulheres de Valinhos a desfilarem no dia 7 de setembro.

Junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, estaremos pedindo justiça social, o fim da violência contra a mulher e igualdade de direitos.

Venha participar: 7 de setembro, quarta-feira, às 8h30, na Avenida dos Esportes, em Valinhos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dalva Berto visita o CAUE

A Vereadora Dalva Berto e os Vereadores Israel Scupenaro, Fabio Damasceno e Tunico, estiveram na última segunda-feira, dia 29 de agosto, no Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (CAUE) para acompanhar de perto os problemas do local, causados pela interdição.

O motivo da interdição foi que, durante a toca do telhado, devido às chuvas, houve um rompimento do encanamento e a água entro na unidade, levando consigo detritos e o veneno utilizado na dedetização.

Diante da situação, não houve alternativa, senão interromper o atendimento, afinal por se tratar de um órgão de atendimento de saúde, a higiene é fundamental.

A Vereadora Dalva Berto, além de visitar o local, também esteve conversando com o Secretário Municipal de Saúde e foi informada de que o atendimento será normalizado ainda nesta semana.