quinta-feira, 29 de março de 2012

O “novo PTB”



O dia 28 de março vai entrar para a história política de Valinhos. Nesta noite nasceu o “novo PTB”, a partir de uma reunião ocorrida na Câmara Municipal, onde estavam presentes a Comissão Provisória do PTB Valinhos e alguns pré-candidatos a Vereadores.

Neste primeiro encontro, estes cidadãos valinhenses tiveram a oportunidade de discutir propostas e ações para se unirem em um grupo e atuante, formando assim o “novo PTB”.

Todos os presentes manifestaram a satisfação em estar fazendo parte de um partido, onde poderiam ter o direito a voz, onde poderiam expressar suas opiniões e propostas.

O “novo PTB”, não é uma nova sigla, mas tem o apelo do novo, por estar reunindo tantas caras novas, dispostas a trabalhar de verdade pela cidade de Valinhos e sua população. Todos que estiveram na reunião, manifestavam a opinião de que um novo tempo está se iniciando na política da cidade.

A Vereadora Dalva Berto enalteceu o novo grupo petebista, onde foi recebida com muito carinho e respeito pelos antigos e novos filiados, que se orgulham de ter em seu quadro, uma pessoa que tem demonstrado determinação, coragem e trabalho nestes anos como Vereadora e que entrou para a história como a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Valinhos, onde trabalhou com dedicação pelo crescimento do nosso município.

O Engenheiro Moysés, pré-candidato à Prefeitura de Valinhos, também esteve presente, prestigiando este importante momento político e em sua fala trouxe motivação ao grupo e declarou que estava feliz por estar participando de um grupo unido e disposto a trabalhar com afinco pela nossa cidade.

Na reunião ficou definido o lançamento do PTB Mulher, com a presença de
Marlene Campos Machado, no dia 28 de abril de 2012, (sábado às 10h, na Câmara Municipal de Valinhos) e o convite é aberto a todas e a todos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Vereadora Dalva Berto visita condomínios investigados pela CPI de loteamentos irregulares

A Vereadora Dalva Betto e os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga loteamentos irregulares em Valinhos, Moysés Abujadi (PSD), Lorival (PT), Aguiar (PMDB) e Fábio Damasceno (PMDB), estiveram na última sexta-feira (16/03) nos condomínios Green Golf Club e La Campagne com o objetivo realizar uma visita técnica no local, alvo das denúncias.

Recebidos pelo advogado dos empreendimentos, dr. Alberto Cabral e Silva, os vereadores, acompanhados dos técnicos da Prefeitura, o engenheiro Oscar Ap. Beseggio (diretor do depto. de Gerenciamento de Projetos e Obras Particulares e Ricardo S. Arielo (diretor de divisão de aprovação de parcelamento do solo), percorreram os loteamentos que somados ultrapassam 49 lotes e 17 casas construídas em terrenos de 1500 m2. No local, foram informados pelo representante do condomínio que já há Termos de Ajuste de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público para cumprir a legislação municipal e acelerar o processo para a regularização dos empreendimentos.

Para o presidente da comissão, vereador Fábio Damasceno, a visita foi de extrema importância para que os vereadores pudessem analisar brevemente em que condições se encontram tais empreendimentos, bem como sua infra-estrutura, visto que, como estão irregulares, precisam arcar com todas as responsabilidades que caberiam ao poder público, como água, esgoto, limpeza, coleta de lixo, etc. “Esta visita foi importante para conhecer de perto a realidade dos loteamentos, pois só tínhamos informações. Podemos ver que os loteamentos ficam na região limítrofe de Valinhos, divisa com Campinas. Depois da denúncia do Ministério Público, as obras nestes loteamentos estão suspensas”, afirmou Damasceno.

De acordo com o vereador, será agendada uma reunião para o próximo dia 29, com os técnicos da Prefeitura, para esclarecimentos quanto a documentação em trâmite tanto na prefeitura quanto no Ministério Público.

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada em maio de 2011, após denúncia apresentada em programa da Rede Bandeirantes de Televisão, demonstrando diversas pendências envolvendo a ocupação de área urbana no município.

Ao todo, são dez empreendimentos investigados, sendo sete deles incluído no programa de regularização Cidade Legal, conforme consta em documento enviado pela Prefeitura à Comissão. O documento também aponta duas áreas de ocupação irregular que também deverão ser estudadas pela Comissão.

Com ato publicado em junho do mesmo ano, a CPI tem um ano para apresentar o relatório final dos trabalhos, podendo ser prorrogado ao plenário, por meio da Mesa Diretora.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto no Senado prevê indenização às mullheres que receberem salários menores que o homem

Pense na injustiça da situação: uma mulher e um homem trabalham em uma mesma empresa, desempenhando uma mesma função com a mesma jornada, mas a mulher recebe um salário menor. Injusto, não? Pois esta é uma situação muito mais comum do que você imagina em nosso país.

Felizmente, os ventos da mudança estão soprando e neste mês, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma proposta foi apresentada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, prevendo que a empresa que pagar salário inferior às funcionárias pague a elas uma compensação de cinco vezes a diferença de remuneração pelo período em que trabalhou.

Atualmente, o empregador que pagar salário menor do que o do homem para uma mulher na mesma função pode ter de pagar ao Estado multa que varia de R$ 80,51 a R$ 805,09, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vereadora Dalva Berto na luta por uma sociedade inclusiva

Acredito que todos nós já tenhamos visto no rodapé de nossa TV, durante a mudança de um programa para outro, num pequeno quadrinho uma pessoa gesticulando com as mãos e provavelmente não tenha entendido nada.

Todos estamos imersos num mundo de sons e ruídos que trazem, aos nossos ouvidos, a tradução de uma sociedade que foi moldada em função de todos aqueles que ouvem. Aliás, estamos tão envolvidos com o mundo do consumo e da tecnologia que de uma forma ou de outra aguçam nossos sentidos, fazendo com que nos esqueçamos das necessidades daqueles que não ouvem, que vivem no mundo do silêncio.

É recente o reconhecimento dos direitos dos deficientes auditivos, especialmente através da televisão, onde alguns programas já utilizam simultaneamente a tradução através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, um sistema reconhecido pelo Governo e que garante aos portadores de deficiência auditiva uma oportunidade de se comunicar e se expressar com o mundo.

É através da LIBRAS que estas pessoas estão ganhando de fato sua cidadania. Nossos professores hoje podem se especializar na língua de LIBRAS e colaborar na inclusão de um aluno deficiente; programas de auditórios e musicais já trabalham com tradutores de LIBRAS.

Enfim, dentre tantas barreiras ainda a serem derrubadas, acredito que os deficientes visuais, mesmo dentro de seu mundo silencioso, já podem desfrutar de um sentido único possibilitado por esta bela linguagem.

E acredito também que dentro de nossa proposta de valorizar a cidadania de toda a população de Valinhos sem exceções e de incluir as necessidades destas pessoas em nossa sociedade, é hora de apresentar proposituras que coloque a linguagem de LIBRAS dentro da TV Câmara e outros meios de comunicação do poder público para que estas pessoas possam ser incluídas no dia a dia da cidade de Valinhos.

Dentro da programação da 6ª Semana da Mulher Valinhense, pedi a inclusão da apresentação do Coral “Mãos que Cantam”, onde meninas se apresentam com a Língua Brasileira de Sinais e encantam as platéias. Através dessa apresentação conseguimos entender a importância dessa linguagem e do trabalho desses que se dedicam a ensinar os deficientes auditivos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Saiba mais sobre o 8 de março

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano e cruel.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, o objetivo não era de comemoração. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia acabar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Gravidez na adolescência - Um alerta às jovens mulheres

A cada ano o número de adolescentes que engravidam tem aumentado. As causas são o início cada vez mais precoce da atividade sexual e a menarca (primeira menstruação), que também tem ocorrido mais cedo na vida das jovens.

Mais do que a falta de informação, as adolescentes acabam sendo pressionadas pela mídia ao início da vida sexual precoce. Esta é uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. A liberdade sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

A maior parte das adolescentes que engravida, não está preparada financeiramente, nem emocionalmente para ser mãe, e muitas vezes, são obrigadas a deixar os estudos, comprometendo sua vida adulta. Além disso, o corpo da adolescente também não está pronto para gerar uma criança, o que dificultará o desenvolvimento do feto.

Também não podemos nos esquecer que a gravidez não é um problema exclusivo das meninas. Se cabe à adolescente a difícil missão de encarar a gravidez e o nascimento, o rapaz não pode fugir de sua responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos, também passa pelo difícil processo de adaptação a uma situação inesperada.

A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas. As escolas e os sistemas de educação não estão preocupados como deveriam em discutir esta e outras questões e os pais, em muitos casos, enfrentam dificuldades para conversar sobre o assunto. Diante dessa realidade o número de pais e mães adolescentes cresce a cada dia.

quinta-feira, 1 de março de 2012

A importância da Semana da Mulher Valinhense

Desde 2007, é comemorada em Valinhos a Semana da Mulher Valinhense. A Vereadora Dalva Berto é autora da lei que colocou a Semana da Mulher Valinhense no calendário da cidade. E a cada ano, este evento ganha maior importância.

Durante a Semana da Mulher Valinhense, que acontece na semana do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, são programadas várias atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desta data.

A cada ano, as mulheres avançam mais em suas conquistas, mas ainda há muito pelo que lutar. Ainda são as mulheres que recebem menores salários, que sofrem discriminação e que são as principais vítimas da violência doméstica. Não são poucos os casos de mulheres assassinadas pelos companheiros, por isso, é fundamental discutirmos as questões femininas com seriedade e comprometimento.

Em seu mandato, a Vereadora Dalva Berto, tem se pautado pela defesa das minorias, principalmente das mulheres. São de sua autoria vários projetos de lei que tratam dos problemas das mulheres, com o objetivo de garantir melhores condições de vida e mais respeitos aos seus direitos.

Por isso, a vereadora Dalva Berto convida toda a população de Valinhos, mulheres, homens, jovens e adolescentes a participar da 6 Semana da Mulher. Acompanhe a programação:

6 Semana da Mulher Valinhense - 05 A 10 de MARÇO de 2012

05 de março:
Abertura
Palestra: “Impacto da Violência” - Péricles Mariotto : Filósofo, Teólogo e Psicólogo Social
Horas: 19h30
Local: Sala Ivan Fleury Meirelles - Paço Municipal

06 de março:
Palestra: “Sexualidade na Adolescência” - Raquel Cristina Lana: Enfermeira do Departamento de Programas e Projetos de Saúde.
Horas: 14h00
Local: E.E. Prof. Cyro de Barros Rezende

07 de março:“Diversidade e Cultura”- Grupo Mãos que Falam
Horas: 19h00
Local: Plenário Ulisses Guimarães - Câmara Municipal de Valinhos

Na sequência, exibição do filme Terra Fria, da diretora Niki Caro

Baseado em uma história real, o filme narra o drama de uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela resolve trabalhar numa mineradora de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA, onde enfrenta assédio sexual e moral por parte de seus companheiros de trabalho e chefes.

O filme é baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler, Ação de classe: a história de Lois Jensen e o caso que mudou a Lei do Assédio Sexual.

08 de março:
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Abertura
Palestra: “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica” - Mariana Giamarino: Enfermeira
Teste de Função Pulmonar (Laboratório Boehringer-Ingelheim)
Horas: 14h00
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade (Valinhos Clube)
Participação Especial: Banda DNA 7

NOITE DA PAELLA BENEFICENTE/FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Horas: 19h00
Local: Restaurante Vila Paraiso – Joaquim Egídio (convites limitados)
Informações: (19) 3849 4000

09 de março:
Palestra: “Transtornos da Adolescência” - Dr. João Geraldo Pinto Ferreira – Psiquiatra Infantil do Departamento de Programas e Projetos de Saúde
Horas: 8h00
Local: Auditório Municipal

10 de março:
Caminhada
Ginástica laboral
Horas: 9h00
Local: Praça 500 anos


05 a 10 de março:
Exames de Papanicolau, Aferição de Pressão e Glicemia
Horas: 8h00 as 12h00
Local: Casa do Adolescente


Mamografia
Horas: 8h00 as 12h00
Local: Cauê – Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades

Testes HIV
Horas: 8h00 as 12h00
Local: Departamento de Saúde Coletiva/Vigilância Epidemiológica – UBS Vila Santana

Exposição de Arte: “Mulher a Essência Feminina”Artista Plástica: Dora Oliveira e Fernando Peter Colombo
Local: Saguão Prefeitura de Valinhos

80 anos do voto feminino no Brasil

Na última sexta-feira, 24 de fevereiro, foram comemorados 80 anos do voto feminino
O voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.

Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, o voto feminino chegou a ser aprovado anteriormente, mas apenas para as mulheres casadas, viúvas ou solteiras que tivessem renda própria, o que era bastante raro para a época.

Em 1934, estas restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, mas o voto continuou sendo obrigatório apenas para os homens.

Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres, garantindo a elas o exercício da cidadania.

Este direito só fio possível graças à luta de muitas brasileiras que se espelhavam nos movimentos sufragistas de feministas dos Estados Unidos e da Inglaterra.

A organização destas mulheres conseguiu inclusive, eleger em Mossoró (Rio Grande do Norte), em 1927, a professora Celina Guimarães como primeira prefeita.
É preciso agora uma maior participação das mulheres na política, já que nós representamos 52% do eleitorado brasileiro.