segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vereadora Dalva Berto quer que saúde do homem receba atenção integral

Na última sessão da Câmara, a Vereadora Dalva Berto, prestou homenagens ao Vereador de Campinas, Biléo Soares, falecido na terça-feira, dia 6 de dezembro. Dalva elogiou a atuação parlamentar do Vereador, sempre comprometido com a população e sua luta contra a corrupção.

Dalva lembrou que Biléo Soares também apresentou um projeto de lei em Campinas, semelhante ao seu, que pede atenção à saúde do homem. Assim, como ela, Biléo se mostrou preocupado com a resistência da população masculina em fazer consultas e exames médicos. Ele, que lutou contra um câncer, até o último momento de sua vida, sabia da importância de tratamento médico.

As pesquisas sempre mostraram a forte resistência dos homens em relação aos cuidados com a saúde. É comum só procurarem um médico após a insistência de familiares ou quando os sintomas já estão agravados, o que pode dificultar tratamentos e aumentar o sofrimento com doenças.

O resultado deste tipo de comportamento é que hoje, a cada três pessoas adultas que morrem no Brasil, duas são homens, segundo informações do Ministério da Saúde. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e são as principais vítimas de doenças do coração, câncer, colesterol e hipertensão. Também possuem maior tendência à obesidade e exposição aos acidentes de trânsito e trabalho.
A Vereadora Dalva, que sempre lutou e continua lutando em defesa da saúde da mulher, está preocupada com esta realidade, por isso, propôs, a lei 4.501, que institui o Programa Municipal de Saúde do Homem, durante toda a semana do dia 12 de setembro de cada ano.

O objetivo é o de promover ações e programas de prevenção das doenças que acometem a população masculina e de quebrar tabus, principalmente em relação às doenças relacionadas ao sistema reprodutor e urinário, como as infecções, cálculos renais, incontinência urinária e doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.

E o programa deve abranger do adolescente ao idoso, afinal, a Vereadora acredita que, em se tratando de saúde, não há limites de idade. Todos os homens estão incluídos neste programa, que dará ainda, especial atenção aos rins, bexiga e próstata.

Também é muito importante o caráter educativo do Programa, que deve implementar campanhas de esclarecimentos sobre os riscos, cuidados e medidas de prevenção e combate às doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário