A Vereadora Dalva Berto na sessão da Câmara do dia 8 de novembro, propôs ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Montero que a Câmara seja aberta aos jovens. A proposta da Vereadora é que sejam tomadas iniciativas no sentido de trazer a juventude de Valinhos para a Câmara, com a promoção de debates de assuntos de interesse de jovens e adolescentes e onde eles também possam ser ouvidos em suas necessidades e anseios.
Todos já fomos jovens um dia, por isso sabemos que esta é uma fase de dúvidas, inseguranças, e rebeldia, mas também de muita cobrança em relação ao futuro, à escolha de uma profissão, à definição de valores e não é fácil viver este período sem apoio e informação. Por isso, é muito importante a criação de um espaço para receber os jovens na Câmara, onde as necessidades de nossa cidade são discutidas.
Os jovens sempre estiveram organizados politicamente, por isso, como legisladores também precisamos estar conectados com o que a juventude deseja de positivo e luta para conquistar.
A juventude precisa de espaço para discutir as questões relativas às suas necessidades e a Vereadora Dalva Berto entende que a Câmara pode e deve acolher estes jovens.
Ainda dentro do assunto, Dalva na mesma sessão, parabenizou os organizadores da Conferência Livre e da 9º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Mais uma vez, a Conferência se mostrou o fórum legítimo de participação da população que, contou com a participação das escolas, professores e alunos, abertos para as discussões necessárias à definição de políticas de proteção e defesa de crianças e adolescentes em todos os níveis de governo. Os jovens se envolveram de corpo e alma e participaram com determinação e entusiasmo.
Temas de grande relevância foram discutidos na Conferência: educação, acessibilidade, violência doméstica, intolerância às diferenças, cultura e muito mais. Estas discussões levantam problemas e dificuldades enfrentados pelas crianças e adolescentes e contribuem enormemente para a definição de políticas que olhem mais de perto para estes cidadãos e desenvolvam mecanismos de proteção e apoio para aqueles que são considerados o futuro de nosso país.