sexta-feira, 21 de maio de 2010

Presidente Dalva vai a Brasília em defesa de Valinhos


A presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (PSDB), esteve em Brasília na última quarta-feira, dia 19, participando da 13ª Marcha Nacional de Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, com o tema “Brasília em Defesa dos Municípios”, da qual também participaram mais de 5 mil pessoas entre prefeitos, presidentes de Câmara e deputados. Além de Dalva, também estiveram em Brasília o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e os secretários do Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira e do Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Roberto Tosto.

Durante a Marcha, a presidente Dalva acompanhou a apresentação dos três pré-candidatos à Presidência da República que ocupam as primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Para Dalva, ter participado desse encontro foi um grande aprendizado e um grande momento para seu crescimento político. “A Marcha, a cada ano que passa mostra sua força e sua importância. Os municípios precisam estar unidos para conquistar mais recursos para o desenvolvimento de seus programas e aprimoramento da rede pública como a implantação de mais creches, unidades básicas de saúde, melhorias para a área de segurança, enfim, instrumentos que propiciem melhor qualidade de vida”.

Segundo ela os três pré-candidatos se saíram muito bem. Porém, José Serra, pré-candidato do PSDB, na opinião dela se saiu melhor. Em seu discurso Serra disse que a saúde é prioritária. Que em todo país seu partido será o partido da saúde. “Ele é um homem com uma trajetória pública respeitável, como Ministro da Saúde possibilitou muitos avanços que vieram a beneficiar diretamente a população mais carente”, finalizou.

Aproveitando sua ida a Brasília, Dalva esteve mais uma vez com o deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB), em busca de recursos para Valinhos. “O deputado é um grande amigo e aliado do município, pois é um político incansável que não deixa de olhar para Valinhos trazendo verbas, por meio de emendas, e é sempre muito atencioso e solicito às causas da cidade”, afirmou a presidente.

Em sua atuação como vereadora, Dalva sempre procurou apresentar propostas e cobrar melhorias em todas as áreas que envolvem a dinâmica do município, além de pleitear recursos em esferas municipais, estaduais e federais, participando de reuniões nas cidades de toda a RMC, grande São Paulo e Brasília em busca de verbas, projetos e demais ações que possam tornar Valinhos cada vez mais desenvolvida.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dalva Berto: atenta aos problemas da cidade


Mesmo com a grande missão de presidir a Câmara de Valinhos, a vereadora Dalva Berto (PSDB) se divide entre as tarefas essenciais de seu gabinete e sua atuação fora da Casa de Leis, onde desenvolve um trabalho junto aos moradores, buscando melhorias nos bairros para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

De acordo com a presidente, que faz questão de visitar os locais para verificar os problemas de perto, o vereador deve exercer seu papel e ouvir os moradores para soluções de questões pontuais que afetam seu cotidiano. “Eu gostaria de ter mais tempo para conseguir atender a todos, mas os compromissos são muitos, portanto, possuo uma equipe que está pronta para atender o clamor da população. Recebo diariamente dezenas de pedidos e sugestões de ações para melhorar a cidade. É dessa forma, junto com o povo, que estamos construindo uma Valinhos cada vez melhor”, destacou.

Roçagem de mato, troca de lâmpadas, solicitação de redutores de velocidade, melhoria na sinalização do trânsito, operações tapa-buracos, restauração e recapeamento de asfalto, pintura de solo... essas são algumas das constantes indicações que a presidente apresenta semanalmente para que a Prefeitura tome as devidas providências e solucione o mais breve possível os problemas da população. “Sou uma vereadora extremamente ativa. A partir do momento que saio de casa, estou atenta para todo e qualquer reparo que possa ser realizado para melhorar nossa cidade. Esse é o papel do vereador, estar comprometido com o povo vinte e quatro horas”, afirmou.

Nas últimas sessões da Câmara, a presidente solicitou, por exemplo, informações à Prefeitura se há programação para a retirada de eucaliptos na Avenida Orozimbo Maia, localizada na entrada do bairro Colina dos Pinheiros. De acordo com ela, as árvores se encontram em uma altura elevada e, por ser um local que venta muito, pode vir a ocasionar a queda de galhos, trazendo risco à população.

O trânsito é um dos pontos em que a vereadora mais recebe pedido para melhorias. Uma das maiores reclamações dos moradores era com relação a sincronização do semáforo da Avenida dos Esportes com a Onze de Agosto, local onde já ocorreram diversos acidentes. “Com a vinda do secretário de trânsito à Câmara, solicitei que fosse sensível ao meu pedido e dos demais vereadores para que fosse feito uma alteração urgente na sinalização da região, pois a sincronização semafórica não contemplava o pedestre, que ficava vulnerável a acidentes em quase todas as fases”, afirmou Dalva que também solicitou, recentemente, estudo técnico no Jardim São Marcos para instalação de lombada na Avenida II.

Outra questão levantada pela presidente na última sessão foi com relação a segurança no túnel que dá acesso a Vila Santana. Dalva apresentou um requerimento solicitando ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) informações sobre planos de ação para a segurança do local que é muito utilizado por estudantes e trabalhadores. “Fomos alertados que o túnel está sendo alvo de consumo de drogas e ações de vandalismo, inibindo assim a passagem dos pedestres”, justificou.

Também preocupada com o bom andamento das atividades oferecidas aos idosos do município, a presidente questionou a Prefeitura quanto ao retorno dos professores e monitores da Casa da Cultura que ministram aulas de ginástica e demais atividades físicas aos grupos da Terceira Idade e também nos centros comunitários. “Trata-se de atividades físicas essenciais a saúde e bem estar da população e por meio desta vereadora os moradores, alunos e simpatizantes clamam com urgência o retorno dessas atividades”, afirmou.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Presidente Dalva Berto quer consórcio para atendimento de mulheres vítimas de violência



A presidente da Câmara, Dalva Berto (PSDB), apresentou uma moção de apelo, na sessão da Câmara de 27 de abril, em que solicita ao prefeito, Marcos José da Silva (PMDB) um consórcio com a Prefeitura de São Paulo para que Valinhos possa utilizar os serviços disponibilizados de proteção e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, física, sexual ou psicológica.

De acordo com Dalva, a Lei que permite este consórcio entre os municípios e a Prefeitura de São Paulo foi sancionada pelo Prefeito Gilberto Kassab (DEM) em março e vem preencher uma enorme lacuna social, abrangendo, inclusive, o atendimento nas respectivas Casas Abrigo. “Como se sabe, muitas mulheres acabam não denunciando seus parceiros e maridos nas agressões físicas, psicológicas e sexuais, uma vez que as condições sociais não permitem a saída do lar e a Casa Abrigo é a grande reivindicação, contando com o trabalho de uma equipe multiprofissional”, justificou a presidente.

O apelo da vereadora é para que a secretaria de Desenvolvimento Social mantenha contato com a Coordenadoria Especial da Mulher, órgão ligado à secretaria do Governo do Município de São Paulo, a fim de que sejam adotas as medidas necessárias visando firmar com a maior rapidez o consórcio entre as duas cidades.

Para Dalva, o consórcio será mais uma conquista que poderá entrar para a história do município na luta de defesa pelas mulheres valinhenses. Não é de hoje que a vereadora busca recursos e participa de encontros para mudar e ampliar o número de políticas públicas para as mulheres, inclusive a instalação da Coordenadora da Mulher que foi fruto de grande esforço. Por meio de requerimentos e moções , Dalva conseguiu sensibilizar, em 2009, o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) da importância deste projeto para o município. “Este consórcio com o município de São Paulo só irá dar continuidade a um trabalho que estamos trilhando há muito tempo. Temos que oferecer condições e amparo para a mulher valinhense possa ser cada vez mais respeitada dentro e fora de seu lar, participando de atividades sociais e usufruindo de direitos conquistados ao longo de todos esses anos na luta pela igualdade”, destacou Dalva.

A presidente também anunciou que a verba de R$ 100 mil solicitada pessoalmente em Brasília, na Secretaria Especial de Políticas Públicas, em conjunto com o vereador Clayton Machado (PSDB), foi liberada para a estruturação da coordenadoria municipal. “Todos os nossos pedidos estão sendo atendidos e acredito que com esse consórcio não será diferente. Todos os mecanismos de auxílio e defesa da mulher vítima da violência devem ser implementados em nosso município e estamos trabalhando muito para que isso de fato se concretize”, afirmou.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dalva se reúne com integrantes da Câmara da Melhor Idade



Na tarde da última segunda-feira, dia 26, a presidente da Câmara Municipal, Dalva Berto (PSDB), esteve reunida com os vinte integrantes da Câmara da Melhor Idade. O objetivo foi retomar o processo de organização do grupo para a posse e eleição da mesa diretora. “Esse é um espaço criado para vocês. Um espaço para vocês debaterem e reivindicarem soluções para problemas que os afetam diretamente”, disse a presidente Dalva.

A Câmara da Melhor Idade foi criada em setembro de 2009 através de decreto Legislativo de autoria do vereador Clayton Machado (PSDB), e visa dar a possibilidade aos seus integrantes de vivenciarem a simulação de sessões legislativas. Através da vivência dos trabalhos, os participantes representarão o papel de Vereadores, apresentando e discutindo proposituras, nas suas várias modalidades, contendo problemas reais da comunidade.

Para que os trabalhos da Câmara da Melhor Idade possam acontecer o decreto define também que o grupo terá todo o respaldo da Câmara Municipal, que inclusive designará funcionários para coordenar os trabalhos. “Estamos abrindo as portas da Câmara e oferecendo todas as condições para que a Melhor Idade de Valinhos possa também ter um novo espaço de reivindicações”, disse Dalva.

Na reunião da última segunda-feira, o grupo formado por representantes da Terceira Idade, Clube da Velha Guarda, Conselho do Idoso de Valinhos, Grupo da Terceira Idade da FAV e Clube de Mães, foi dividido em quatro comissões para dar melhor agilidade aos trabalhos quando estes forem realizados dentro do Plenário. Além disso, houve também um momento para que cada um se apresentasse e falasse um pouco das suas expectativas em relação à Câmara da Melhor Idade.

Para a presidente Dalva, as necessidades da terceira idade valinhense são inúmeras e nada melhor que um grupo seleto, escolhido entre os principais segmentos para fazer parte da Câmara da Melhor Idade. “A Câmara da Melhor Idade foi criada para ser um espaço democrático, de vivência, convivência e especialmente para o exercício da cidadania”, finalizou.

O grupo deverá voltar a se reunir no próximo dia 10 de maio, às 14 horas, para a primeira reunião de trabalho, onde estarão recebendo orientações técnicas, montagem de calendário de trabalho e definição da data para a posse e diplomação.

Integram a Câmara da Melhor Idade de Valinhos - Jorge Ferreira dos Santos - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso/ Recanto dos Velinhos de Valinhos; Therezinha Furlan de Salles Pupo - Grupo da Terceira Idade; Helena Furlan Boneto - São Cristóvão; Albina Rosa de Godoi Pedroni - Grupo da Terceira Idade; Ivone Vieira Aguiar - Programa de Atendimento ao Idoso; Félix Chorro Lepe - Grupo da Terceira Idade/ Volei Adaptado; Angélica Trombetta Bortholotto - Grupo da Terceira Idade; Vanderlei Caciato - Clube da Velha Guarda de Valinhos; Luisa Marques Nunes - Conselho Municipal do Direito do Idoso; Azael Mendonça - Grupo dos Idosos; Maria Antonieta Vianna – Grupo de Mulheres do Vale Verde; Vera Luzia do Nascimento Fritz - Grupo de Mulheres do Vale Verde; Elza Vanise Massaini- Programade Atendimento ao Idoso; Nélson José Casado - Centro Convivência Terceira Idade; Jane Apparecida Baptista - FATI - Anhanguera Educacional; Rodolfo José Guimarães Signorini - Faculdade Anhanguera; Elza Edméia Tartarotti Groppo - Programa Atendimento ao Idoso; Maria Aparecida Amaro Sartori - Associação do Clube de Mães; Dietrich Gerhard Quast - Sociedade Amigos do Vale Verde e Carlos Alberto de Souza Leite - Volei Adaptado Terceira Idade.