Elegeu-se vereadora em 2004, com 992 votos sendo a única mulher na Câmara de Valinhos na Legislatura 2005-2008. Nesse período sua atuação foi marcada por um trabalho constante nos bairros, bem como na busca de verbas junto aos governos Estadual e Federal.
Criou a Semana da Mulher Valinhense e, pela sua seriedade, presidiu os principais trabalhos na Câmara, como a Comissão que sistematizou a Lei de Uso e Ordenação do Solo, a CEI que investigou os medicamentos e a CEI que investigou as apostilas. Também integrou a CEI das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Capuava.
Também presidiu a Comissão de Justiça e Redação da Câmara de 2006 a 2008 e integrou a Comissão de Denominação de Logradouros Públicos.
Em 2008, Dalva foi novamente eleita, obtendo 1.696 votos, sendo a quinta mais votada no pleito e a única mulher vereadora.
Em 16 de junho de 2008, após uma decisão inédita e histórica na vida político-administrativa de Valinhos, a mesa diretora eleita em janeiro é destituída pela Justiça e uma nova eleição é realizada. Dalva Berto se elege, tornando-se a primeira mulher em 55 anos de Emancipação Política a se tornar Presidente da Câmara Municipal de Valinhos