
A presidente da Câmara de Valinhos, vereadora Dalva Berto (PSDB), uma das mais atuantes na região de Campinas na luta pelos direitos das mulheres, alertou, nesta semana, sobre a importância decisiva dos exames preventivos para evitar o câncer de mama. Dalva participou, no último sábado, de uma caminhada pelas ruas de Valinhos promovida pelo Grupo Rosa e Amor.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, mais de 11 mil mortes por ano, causadas pelo câncer de mama, são registradas no país. “A prevenção é o melhor caminho nesta luta. Nosso objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância destes exames preventivos. Aderimos à campanha do Outubro Rosa porque, também, é uma forma de demonstrarmos nosso empenho nesta campanha, destacando a importância da realização dos exames de mamografia. Pesquisas apontam que a detecção precoce pode, sim, reduzir a mortalidade”, revela Dalva.
Além da caminhada, Dalva também participou de diversas atividades promovidas ao lado da nova sede do Grupo Rosa e Amor, que está sendo construída na Av. Joaquim Alves Correa, 3588 ao lado do novo prédio em construção da Câmara Municipal. Dalva fez questão de parabenizar a atitude da Dra. Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor, pelos trabalhos realizados em Valinhos.
O câncer de mama é o mais temido pelo público feminino e representa uma das principais causas de morte em mulheres. Uma das metas do Ministério da Saúde é o aumento da oferta de mamografia pelo SUS – Sistema Único de Saúde, que aumentou 118% entre 2000 e 2007 – de 1,3 milhão para 2,9 milhões.
“Precisamos lutar ainda mais para que os exames de mamografia possam ser oferecidos em maior quantidade à população. Os mutirões têm papel importantíssimo neste processo. Como presidente da Câmara, vou solicitar ao Ministério da Saúde que aumente a oferta de exames em Valinhos, para que nossas mulheres possam ter, cada vez mais, acesso a esta que é uma das principais ferramentas de prevenção”, complementa Dalva.