
Por iniciativa da presidente Dalva Berto, a Câmara de Valinhos recebeu, na quinta-feira, 21 de maio, a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), dentro do projeto “Câmara em Ação”, para discutir ações de melhorias no comércio e indústria do município.
Após a abertura do evento, feita pela presidente, a diretoria da ACIV trouxe ao plenário uma pauta de assuntos que foi discutida pelos membros da associação com os vereadores Scupenaro, Aguiar, Tunico (todos PMDB), Clayton Machado (PSDB) e Lourivaldo (PT).
Para Dalva, a reunião foi de extrema importância para colocar o Legislativo a par de todos os problemas pelos quais passam os comerciantes e, por meio de propostas, conseguir contribuir para o crescimento do setor no município. “Este foi o primeiro encontro de muitos que iremos, juntos, pensar em possibilidades práticas para resolver as questões que envolvem o comércio e indústria de nossa cidade, para que os resultados sejam favoráveis tanto para o município e população quanto para os empresários”, afirmou Dalva.
Dentre as reivindicações, o trânsito foi apontado como um dos grandes problemas para o desenvolvimento do comércio, principalmente na área central. De acordo com o presidente da Associação, Luiz Agiesse, a falta de vagas de estacionamento faz com que os valinhenses se desloquem a cidades vizinhas para fazer suas compras.
Uma das propostas da Associação é a implantação de um sistema de parquímetro eletrônico de uso coletivo. O equipamento funciona como um ponto de venda fixo, evitando que o usuário tenha que procurar monitoras ou identificar estabelecimentos comerciais para adquirir o comprovante e pode ser instalado em vários locais para facilitar a locomoção dos moradores.
Outras sugestões trazidas pelos comerciantes e também pelos vereadores foram a construção de bolsões, em determinadas áreas, para estacionamento em 45º, a exemplo do município de Vinhedo ou, também, uma reformulação no sistema de Zona Azul, em vigor, alteração do Sistema de Transporte Público SIM, além de cessão de estacionamentos dos bancos para serem gerenciados por alguma entidade aos sábados.
Também na pauta de discussões, a decoração natalina foi debatida pelos presentes que solicitaram aos vereadores uma intermediação junto ao poder Executivo para que a Prefeitura invista na confecção de adornos e iluminação natalinos, a fim de trazer os clientes ao centro para prestigiarem o comércio local.
Com relação às indústrias, o Conselheiro e Diretor do DEMPI / FIESP e vice-presidente do Conselho Regional Sesi e SENAI, Eder José Trevisan, apresentou uma lista de pedidos feitos em 2008 ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e que foram ratificadas nesta reunião com os vereadores. A lista inclui algumas necessidades básicas de infra-estrutura para atender o setor industrial em Valinhos.
Dalva destacou a importância da reunião uma vez que ela possibilitou aos vereadores um conhecimento maior da situação do comércio local. “A ACIV tem se mostrado muito atenta aos problemas do comércio e esse diálogo com os vereadores irá ajudá-los a obter respostas sobre suas reivindicações, pois estaremos questionando a Prefeitura sobre o encaminhamento que foi dado a elas”, explicou a presidente.
As reivindicações da diretoria da Associação foram encaminhadas à Prefeitura, por meio de dois requerimentos, apresentados na última sessão ordinária, realizada dia 25, com questionamentos a respeito do posicionamento do Executivo perante os pontos levantados.